Há mais de uma forma de apreciar as Cataratas do Iguaçu, considerada uma das sete maravilhas mundiais da natureza. Além do Parque Nacional e o tradicional passeio pela passarela vendo as cataratas por cima, o Macuco Safari traz a verdadeira experiência para vivenciar essa atração. Em um primeiro momento, a tarifa assusta. Mas, vale? Fomos conferir!
O Macuco Safari é um passeio que inclui uma trilha ecológica pela Mata Atlântica e o trajeto de barco que leva os visitantes até as quedas das Cataratas do Iguaçu, proporcionando a aventura prometida. Participamos deste passeio que demanda o ingresso no Parque, acrescendo mais um investimento à experiência.
Em cinco anos, o acesso ao Parque Nacional do Iguaçu está mais organizado, por meio de um agendamento na compra do ingresso. Com isso, há menos filas. Mas, falando do Macuco, ao chegar no ponto de desembarque da atração, a estrutura também é impecável. Em meio aos pequenos insetos da Mata Atlântica (leve repelente na mochila que deve ser impermeável, de preferência), embarca-se em um jipe aberto elétrico – o que é condizente com o apelo ecológico do parque e da atração, com guia de turismo trilíngue, que conta as curiosidades sobre a região, sua fauna e flora. Depois desse veículo há um trecho de 600 metros em uma passarela suspensa sobre a mata, o que permite um contato ainda mais próximo com a natureza.

Gisele, Fernanda e Fabiano no Macuco Safari.
Antes de embarcar, os turistas podem desfrutar de loja de souvenir, com lanchonete, banheiros e guarda-volumes. O transporte para o deck de embarque é feito por um charmoso bondinho. No deck, os turistas recebem equipamentos de segurança, instruções entram no barco para vivenciar a experiência com o banho nas grandes quedas das Cataratas do Iguaçu.
O passeio é realmente inesquecível. Há uma grande expectativa por estar embaixo da cachoeira e o trajeto passa mais de uma vez por elas. A água fria contrasta com o calor da região e literalmente perde-se o fôlego quando se está tomando banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. Após lavar corpo e alma, aprecia-se a natureza por baixo, de onde se confirma a dimensão e grandeza do local.
TURISMO: El Soberbio, outra aventura perto de Foz do Iguaçu
“O passeio do Macuco Safari, diz Ademir Santos, presidente do Grupo Macuco, permite a contemplação do bioma da Mata Atlântica, com fauna e flora extremamente preservadas. O turista também pode observar um pequeno rio que nasce dentro do Parque e que forma uma queda d’água de 20 metros, além de participar do passeio de barco que proporciona uma das experiências mais fantásticas: se molhar nas grandes quedas das Cataratas do Iguaçu. As nossas atrações oferecem uma verdadeira aula de educação ambiental, combinando adrenalina e emoção em uma experiência única”.
Em termos de valor, trata-se de uma experiência que vale muito à pena! O preço é condizente com a estrutura oferecida ao turista e com a oportunidade única de contato com a natureza que a atração proporciona. Além disso, é possível conversar com turistas de todas as partes do mundo e sentir orgulho por ter essa maravilha da natureza em solo nacional, tão bem cuidada e explorada com consciência.
O Macuco Safari é um dos passeios da empresa, que tem concessão do Parque Nacional do Iguaçu há mais de 36 anos. O passeio que fizemos custa R$ 384 por pessoa (crianças até 6 anos não pagam e até 11 anos tem 50% de desconto) e o ingresso para o Parque Nacional é a partir de R$ 105, salvo as tarifas especiais nas condições estabelecidas em Lei.
Gisele Passos, jornalista associada à Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Paraná)







Artigo muito bem escrito, que levou a minha imaginação até lá. Deu vontade de voltar