Cinco praias brasileiras receberam o selo do Programa Bandeira Azul. Elas se juntam a outras 19 atrações naturais do país já certificadas com o selo ecológico.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
Foram distinguidas na lista da temporada 2020/2021 as praias da Reserva, no Rio de Janeiro (RJ); de Itacimirim, em Camaçari (BA); do Forte, em São Francisco do Sul (SC); da Conceição, em Bombinhas (SC); e a praia Grande, na cidade de Penha (SC). Treze praias e seis marinas tiveram a certificação renovada.
Este ano, os destinos brasileiros contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 16 de novembro e deverão seguir os decretos estaduais e municipais que incidem sobre a área da praia ou marina, em razão da pandemia de Covid-19.
Para obter a certificação, desenvolvida pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), o programa analisa a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos. A análise leva em consideração mais de 30 requisitos que devem ser atendidos pelos candidatos.
Além do Ministério do Turismo fazem parte do júri do Programa no Brasil os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao júri internacional.
Quem é Bandeira Azul
Para a temporada 2020/2021 são estas as praias e marinas com Bandeira Azul no Brasil;
Praias
Renovação:
Praia do Tombo – Guarujá, SP
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC (foto que abre a matéria)
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul – SC
Primeira temporada:
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Praia Grande, Penha – SC
Marinas
Renovação:
Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
ICSC, Florianópolis – SC
Marina Kauai, Ubatuba – SP
Tedesco Marina – B. Camboriú – SC
Voga Marine, Ubatuba – SP
Fonte: Ministério do Turismo