O Litoral da Bahia reserva muitas surpresas e grandes destinos de viagens. Um desses destinos é Ilhéus, popularmente chamada de Capital do Cacau. A cidade é conhecida mundialmente, pois está imortalizada em algumas das obras de Jorge Amado, como é o caso de “Gabriela, Cravo e Canela”.

Visitando as praias de Ilhéus

As praias de Ilhéus são um dos principais cartões-postais da cidade. Em geral, são praias com boas estruturas, ou seja, bares, restaurantes, quiosques e opções de lazer. As mais procuradas são aquelas localizadas na região sul, pois possuem incríveis paisagens naturais e cenários paradisíacos. Abaixo algumas sugestões:

Praia do Cururupe: extensa faixa de areia, coqueiros, vegetação bastante preservada, restaurantes rústicos e ondas fortes para a prática de surf são alguns dos destaques dessa praia.

Praia de Cai N’Água: essa é para todos os gostos. Uma parte da praia é mais calma e outra mais agitada com ondas fortes e enormes. Muitos bares para provar a culinária local além de poder conhecer pessoas de região são pontos interessantes.

Praia do Jairi: é a praia mais indicada para quem deseja um dia mais tranquilo, haja vista ela não ser muito movimentada. Faixa de areia dourada, mar com ondas calmas e a paisagem são alguns dos destaques.

Passeios para quem gosta de ecoturismo

Também há opções de passeios para aqueles que gostam de curtir a natureza. Uma delas é conhecer a Lagoa Encantada. Isso é possível graças ao passeio de barco pelos rios de Ilhéus.

O passeio contempla o contato com paisagens naturais como a Mata Atlântica além de todas as surpresas da Lagoa Encantada. Ilhas flutuantes, fazendas de cacau, vilas de pescadores e cachoeiras são algumas das atrações durante o passeio.

TURISMO: 7 motivos para conhecer a Bahia

Visitar o Centro Histórico

Conhecer Ilhéus e não visitar o Centro Histórico é quase um pecado. Um dos lugares mais conhecidos da literatura brasileira, o Bataclan, está localizado nesse pedaço da Bahia. Descrito em “Gabriela, Cravo e Canela” como um cabaré hoje é um espaço cultural. Algumas das atrações no entorno são:

Catedral de São Sebastião: construída em 1931, essa é uma das catedrais mais famosas do país. Sua estrutura mistura estilo neoclássico com colunas gregas, abóbada romana, além de vitrais que retratam passagens bíblicas.

Bar Vesúvio: é o restaurante-bar mais conhecido de Ilhéus com mais de 100 anos de história e é parte do patrimônio cultural local. Além de curtir um pouco da história local é possível provar as iguarias da culinária de Ilhéus.

Casa de Cultura Jorge Amado: o escritor morou em Ilhéus por um bom tempo e deixou marcas eternas pela cidade através de suas obras. O palacete neoclássico no qual ele morava virou um espaço cultural que conta um pouco da história do escritor.

Com apoio do Clube Candeias.

Comentários

Leave A Comment