Considerado um museu devido à riqueza de obras de arte espalhadas pelo prédio e salões imponentes, o Palácio Iguaçu completou 71 anos em 19 de dezembro de 2025. Inaugurado no centenário da emancipação política do Estado, representa um marco da arquitetura modernista brasileira, localizado no ponto mais alto do primeiro Centro Cívico do Brasil.

O prédio, projetado pelo arquiteto paranaense David Azambuja, de 15 mil m² se tornou um símbolo da arquitetura modernista paranaense, além de abrigar em seu interior um verdadeiro acervo de obras de arte, com cerca de 500 peças. Sua construção, no Centro Cívico, serviu de exemplo para construção de Brasília, no que tange à centralização dos poderes.

As visitas são acompanhadas pela equipe do cerimonial da Casa Militar, que apresenta com detalhes os espaços e obras presentes no edifício, que ajudam a contar a história do Paraná.

Palácio Iguaçu, Curitiba, Paraná

Palácio Iguaçu, Curitiba, Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

A começar pelo painel de arenito que cobre todo o pé direito do hall do edifício, que equivale à altura de um prédio de dois andares. Esculpido por Humberto Cozzo em 1953, o painel vai do chão ao teto e retrata os ciclos econômicos da história do Paraná, desde o período colonial até o ciclo da erva-mate.

Os visitantes também podem ver de perto obras de arte imponentes, como o quadro de Theodoro De Bona que retrata a instalação da Província do Paraná. Localizada no Salão Nobre, espaço no segundo andar do prédio que conta com móveis clássicos que datam da inauguração do Palácio Iguaçu, a obra conta com algumas curiosidades, como um personagem que encara o visitante de qualquer lugar da sala.

O acervo conta ainda com produções de importantes artistas, como Poty Lazzarotto, com obras tanto na parte externa quanto no interior do prédio, e Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, e muitos outros.

Visita guiada, Palácio Iguaçu, Curitiba, Paraná

Foto: Arnaldo Neto/AEN

Entre os espaços por onde a visita guiada passa, também estão a Capela de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, onde o papa João Paulo II se paramentou para celebrar a missa campal em frente ao Palácio, por ocasião da sua visita a Curitiba, em 1980, e o Salão dos Governadores que conta com retratos de todos os nomes que governaram o Estado desde 1853.

Para conhecer a sede do governo do Paraná numa visita guiada, basta entrar em contato pelo telefone (41)3350-2983.

Quando completou 70 anos, em 2024, a Agência Estadual de Notícias (AEN) produziu uma série especial que contam a história do projeto, fala do acervo de obras de arte e dos personagens que ajudaram a construir essa trajetória.

Além das reportagens em texto, também tem um material audiovisual gravado em 4k. A série tem três capítulos e está disponível no canal do Youtube do Governo do Estado. Além disso, curiosidades sobre a história também foram contadas no podcast Notícia Boa Paraná, produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná.

Com apoio Agência Estadual de Notícias

Comentários

Leave A Comment