No Vale de Uco, aos pés da Cordilheira dos Andes, no início de setembro de 2025 fizemos um almoço harmonizado na linda Bodegas Salentein.

Esta Bodega é uma das maiores exportadoras de vinho da Argentina. Foi fundada em 1996 pelo empresário holandês Mijndert Pon. Possui 2,1 mil hectares no Vale de Uco, divididos em quatro propriedades com diferentes altitudes.

A área tem uma pousada, restaurante, wine bar, Capela e uma galeria de arte.

Nosso almoço foi muito bom, com pratos bem elaborados e ótimos vinhos.

Bete Yang, Bodega Salentein

Sauvignon Blanc 2021 – Los Nogales

 

Sauvignon Blanc 2021 – Los Nogales

É um vinho elaborado 100% com uvas Sauvignon Blanc nos vinhedos Los Nogales San Pablo da Salentein, Vale de Uco.

O teor alcoólico é de 13%, safra 2021.

Apresenta cor amarelo dourado.

Tem grande expressão aromática. Os aromas são intensos de marmelo, flor de tília e toques de avelã.

No paladar é encorpado, com equilíbrio entre doçura e acidez. É um vinho fresco com final longo.

Harmoniza com frutos do mar, vegetais e queijos de cabra.

 

Malbec 2022 – Las Tunas

Malbec 2022 – Las Tunas

Este vinhaço é elaborado 100% com uvas Malbec, no vinhedo situado a 1.310 metros acima do nível do mar, na região de Gualtallary, Tupungato, Vale de Uco, Mendoza.

O clima frio, a ampla amplitude térmica, o solo pedregoso, rico em carbonato de cálcio e o manejo sustentável dos vinhedos, permite produzir uvas Malbec de alta qualidade que, vinificadas com intervenção mínima, alcançam alta expressão varietal.

Este vinhedo está localizado aos pés de um antigo pomar de cerejeiras, o primeiro bosque a pontilhar as colinas da região do Alto Gualtallary. Hoje, juntamente com uma grande variedade de coníferas, choupos e arbustos, proporciona um cenário paradisíaco para a região.

O teor alcoólico é de 14 %, safra 2022.

Este vinho é caracterizado por sua cor vermelho intenso e brilhante.

No nariz, apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas, como cerejas e ameixas, com notas de baunilha e chocolate, devido ao seu envelhecimento em barris de carvalho.

Na boca, é equilibrado, com taninos maduros e um final longo e persistente.

Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos maduros.

Espumante Brut Nature – Alyda

Espumante Brut Nature - Alyda

A história conta que Alyda nasceu em 1782 em uma família aristocrática holandesa. Seu pai, Heribert Van Westervelt, primeiro Lorde de Salentein, ocupou importantes cargos estatais na província de Gelderland, Reino dos Países Baixos. No início do século XIX, ela se casou com Paul Engelbrecht Hangest, Barão d’Yvoy, membro de uma família nobre holandesa originária da região de Champagne-Ardenne, na França.

Alyda deu um caráter único ao estilo de vida que está nas origens da Mansão Salentein “Huis de Salentein”, possuidora de um espírito inquieto e sensível, cultivava a vida social, destacando-se como uma grande anfitriã de gostos refinados, uma mulher que não precisava se esforçar para se destacar, que seduzia sem propor e que despertava admiração tanto em homens quanto em mulheres.

A elegância, o frescor e a sofisticação de Alyda van Salentein se refletem neste Cuvée Prestige, elaborado pelo Chef de Cave usando as melhores uvas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier do Vale do Uco.

Para sua produção, uma população específica de leveduras foi selecionada e gerada para obter um perlage (borbulhas) refinado e agradável.

Trata-se de um licor de expedição único, feito a partir de um vinho Chardonnay muito complexo, envelhecido por mais de cinco anos sobre borras e em barricas de carvalho francês. Isso, somado a outros ingredientes, permite dar-lhe o toque final de elegância e complexidade que distingue Alyda van Salentein.

Este espumante foi servido com a sobremesa e finalizou com “chave de ouro” este almoço.

Tim tim!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 250 (duzentas e cinquenta) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. 

Fotos: Bete Yang e internet

Comentários

One Comment

  1. ANTONIO CARLOS 23 de outubro de 2025 at 11:37 - Reply

    Mais uma saborosa viagem com a querida Bete…

Leave A Comment