Turistas e moradores de Belo Horizonte ganharam um guia com roteiros turísticos especiais autoguiados pela capital das Minas Gerias. A iniciativa da Belotur amplia o acesso aos principais atrativos de Belo Horizonte, facilita a circulação de turistas e moradores e valoriza a cultura local, com foco na gastronomia e em diversos projetos da cidade. Os roteiros estão disponíveis no hotsite da ação, no Portal Belo Horizonte.
Os roteiros foram pensados a partir das dinâmicas urbanas e do perfil turístico da capital mineira com foco na mobilidade e na autonomia de quem vai utilizá-los. O material se conecta a importantes projetos da cidade, como o “Bares com Alma” e o “Menuuh”, valorizando a identidade local e promovendo experiências autênticas.
Nesta primeira etapa, o público poderá explorar três roteiros de um dia, cada um com olhar especial sobre Belo Horizonte. O “Navegando a Diversidade” destaca o brilho da comunidade LGBTQIAPN+ e sua presença acolhedora e inclusiva na cidade. O “Entre Rios e Ruas” revela a poesia urbana das águas que atravessam Belo Horizonte e ajudam a moldar a paisagem. Já o “Cultura e Gastronomia” convida turistas e moradores a se conectarem com os marcos culturais, os sabores autênticos e a vibrante identidade de uma capital reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
Nas próximas fases do projeto serão lançados roteiros de durações variadas, com um dia de experiências mais completas, até uma semana de programação, ampliando as possibilidades de vivenciar a capital mineira de forma plural e acessível.
Bárbara Menucci, presidente da Belotur, diz que “esse projeto nasce como uma ferramenta de valorização e fomento ao turismo de Belo Horizonte. Queremos que cada roteiro seja um convite para que turistas e moradores vivam a cidade de perto, nas ruas, nos bares, nos mercados e nas feiras. Mais do que indicar trajetos, ele mostra que a cidade está sempre pronta para receber encontros, experiências e memórias, reafirmando o espírito acolhedor que dá sentido ao nosso novo posicionamento: Te Encontro em BH”.
Cada roteiro foi elaborado para facilitar a circulação de turistas e moradores que queiram explorar essas experiências. Os trajetos são curtos, conectados e adaptáveis a diferentes meios de transportes, podendo ser executados a pé, de bicicleta, transporte público ou automóvel.
Autoguiados, os roteiros indicam distâncias e tempo estimados dos percursos usando ferramentas de localização como Google Maps e o Waze para o cálculo de rotas. As informações são apresentadas de forma clara e organizada, com referências geográficas e culturais, além do mapeamento de atrações e estabelecimentos parceiros ao longo do caminho.
O desenvolvimento dos roteiros teve como referência boas práticas nacionais e internacionais de projetos autoguiados que também priorizam a valorização dos atrativos urbanos em cada destino. Foram analisados modelos de diversas capitais ao redor do mundo, reunindo as funcionalidades mais eficientes e inspiradoras para compor uma experiência completa e acessível.
Com apoio Assessoria de Imprensa Belotur






