O Rio Grande do Norte é o quarto Estado que mais tem cavernas no país segundo o Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro. E, agora, o Rio Grande do Norte tem uma nova atração: a Rota das CaveRnas nos municípios de Apodi, Baraúna, Felipe Guerra, Martins e Mossoró.
A Rota das CaveRNas constitui um roteiro com quatro cavernas e um sítio arqueológico devidamente legalizados para uso turístico e isso é um grande diferencial em relação às demais áreas com turismo espeleológico no Brasil. Estão sendo concluídos os estudos para liberação do uso turístico em outras duas cavernas, a Furna Feia (no Parna da Furna Feia) e a Caverna da Carrapateira (em Felipe Guerra), que provavelmente serão inseridas no roteiro em 2026.
Diego Bento é analista ambiental e chefe da base do ICMBio/Cecav no Rio Grande do Norte, e para ele, “o turismo ecológico, se bem planejado e manejado, é uma das principais atividades econômicas realmente sustentáveis, com um papel fundamental na conscientização ambiental da população. Isso é particularmente válido para o espeleoturismo, pois as cavernas são ambientes naturais ao mesmo tempo fascinantes e desconhecidas, que podem ser profundamente impactadas devido ao turismo desordenado, mas também têm um potencial enorme para despertar a curiosidade, o encantamento e o interesse em conservar”.

Lajedo de Soledade, Apodi. Foto: Diego Bento
Como percorrer a Rota das CaveRNas
O turista que quiser visitar os atrativos da Rota das CaveRNas pode entrar em contato diretamente com os responsáveis por cada atrativo. Em Apodi, poderá entrar em contato com a equipe do Lajedo de Soledade no Whatsapp (84)99647-8495. Para conhecer o Parque Nacional da Furna Feia e os demais atrativos do município de Baraúna, os visitantes deverão preencher um formulário de pré-agendamento. Na página da Prefeitura de Felipe Guerra, os interessados poderão obter mais informações sobre os pontos turísticos e acessar os contatos dos guias e condutores da região. Em Mossoró, os contatos para informações são e-mail ou o telefone (84)2140-6076. E quem quiser percorrer os destinos de Martins deverá entrar em contato nesse e-mail.
TURISMO: 7 praias para conhecer em Natal
Os atrativos
Conheça os atrativos turísticos de cada município aa Rota das CaveRNas:
Baraúna
Caverna Furna Nova (Parna da Furna Feia)

Caverna Furna Nova. Foto: Diego Bento/ICMBio/Cecav
Caverna Abrigo do Letreiro (Parna da Furna Feia)
Turismo de Base Comunitária (TBC) do Parna da Furna Feia, com opções de hospedagem, alimentação, artesanato (onde, além de adquirir os produtos, o visitante pode ter a experiência de produzir as peças cerâmicas), produtos naturais e diversos outros. Você pode baixar o catálogo de produtos e serviços do programa TBC do Parna da Furna Feia aqui.
Apodi
Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade
Museu do Índio
Barragem de Santa Cruz
Centro histórico e Lagoa do Apodi.
Martins
Casa de Pedra de Martins (Monumento Natural Cavernas de Martins)
Diversos mirantes, como o mirante da Mãe Guilé
Visita ao centro histórico e ao museu (Edifício Pax)
Pôr do Sol do Diadema
Felipe Guerra
Caverna dos Crotes
Caverna da Catedral
Bairro Histórico – Cidade Baixa
Capela de São Pedro da Passagem Funda
Olho D’água e Cachoeiras do Roncador e da Caripina (as cachoeiras são sazonais)
Casarão Tilon Gurgel
Capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Cruzeiro
Castelo Sinhá Zola

Caverna da Catedral, Felipe Guerra. Foto: Daniel Menin
Mossoró
Memorial da Resistência
Corredor cultural
Teatro Dix-Huit Rosado
Igreja de São Vicente
Palácio da Resistência
Com apoio Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas






