Na Região Metropolitana do Paraná, São José dos Pinhais ganha amanhã (13 de julho) um roteiro no projeto Caminhadas na Natureza: o 1º Circuito Roça Velha no meio da Mata Atlântica. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura do Paraná.
O Circuito foi criado pensando na visibilidade de uma região predominantemente agrícola, mas com imenso potencial turístico a ser explorado, especialmente na contemplação. O local onde os participantes passeiam fica ao fundo do Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar, que abriga o maior remanescente de floresta Mata Atlântica do Brasil.
São José dos Pinhais começo no projeto Caminhadas na Natureza em 2008, e até o momento, já foram realizados 56 passeios no município com média de 16 mil participantes por ano.
Este é o quarto circuito de São José dos Pinhais somente neste ano. Outras quatro Caminhadas na Natureza devem acontecer até o final do ano. Durante os passeios, os participantes encontram pontos de apoio com água, banheiros, carros de apoio e forças de segurança e ambulâncias no evento.
As Caminhadas na Natureza acontecem geralmente nos roteiros de turismo rural do município (que é uma referência no Estado) e os caminhantes podem ter novas experiências com estabelecimentos de gastronomia, produtos coloniais, artesanato local e lazer, sem esquecer o forte comércio de orgânicos, estimulando o desenvolvimento econômico na localidade.
HOSPEDAGEM: Bristol Portal do Iguaçu, em São José dos Pinhais
As Caminhas da Natureza
As Caminhadas na Natureza iniciaram oficialmente em 2007 no Paraná como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).
A iniciativa tem como objetivo promover o turismo rural no Estado por meio da atividade física em grupo, gerar mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade, e são consideradas uma importante ferramenta para o desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo rural nas propriedades assistidas.
Ano passado totalizaram 94 circuitos em 66 municípios no Paraná contando com mais de 48 mil participantes e mil famílias beneficiadas com a atividade, gerando em torno de R$ 1,4 milhão de renda.
O IDR-Paraná e as prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, visando potencializar a economia de pequenas propriedades rurais das cidades envolvidas.
As próximas Caminhadas na Natureza em São José dos Pinhais, além do de hoje, terão edições nos dias 17 de agosto (9º Circuito Marcelino), 14 de setembro (5º Circuito Faxina), 8 de novembro (1º Circuito Noturno Caminho do Vinho) e 30 de novembro (1º Circuito Guaricana).
Com apoio Viaje Paraná






