Com 11,4 km pavimentados, agora o visitante do Parque Nacional do Iguaçu pode fazer o circuito Ciclovia das Cataratas. O percurso que é próprio para bicicletas, começa no Centro de Visitantes do Parque e tem diversos trechos integralmente imersos na Mata Atlântica levando o ciclista até o início da Trilha das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
O novo passeio contribui com a experiência do visitante que pode pedalar pelo Parque com tempo e tranquilidade, contemplando cheiros, sons e paisagens da Mata Atlântica. A mobilidade ainda é realizada praticando a sustentabilidade e sem impactos ambientais, isso porque, de bicicleta, a visita é feita de forma limpa, consciente e com zero emissão de gases de efeito estufa.
Pedale pelo Parque
Os visitantes que desejarem conhecer a unidade de conservação sobre duas rodas podem acessar a Ciclovia das Cataratas, trilhas e caminhos do Parque com as próprias bicicletas, sendo necessário apenas apresentar o ingresso de entrada. Para turistas e moradores que não possuem bike, o Parque Nacional do Iguaçu conta com um serviço de locação.
Bike Iguaçu
Junto com a inauguração da ciclovia, o Parque Nacional do Iguaçu lançou o Bike Iguaçu, serviço para locação de bicicletas que podem ser realizadas antecipadamente pelo site oficial. É uma opção para quem quiser viver uma experiência autêntica, ao ar livre, sustentável e com liberdade para seguir o próprio ritmo.
Os visitantes podem escolher entre períodos de 2, 3 ou 4 horas de locação, de acordo com o roteiro desejado. Para prolongar a experiência, há opção de tempo extra. Contudo, o uso das bicicletas deverá respeitar o horário de funcionamento do Parque e de cada percurso disponível. As bikes estão disponíveis nos aros 20, 24, 26 e 29.
As bicicletas poderão ser alugadas ou devolvidas em três pontos: no Centro de Visitantes, no início da ciclovia; no espaço receptivo do Caminho das Bananeiras, próximo ao Macuco Safari, e no início da Trilha das Cataratas, primeiro mirante perto do hotel. Se o roteiro do passeio for alterado, ou o visitante quiser descansar, ele pode devolver a bike em qualquer um desses pontos e continuar a visita com o serviço de transporte interno da unidade de conservação.
A Ciclovia das Cataratas é uma parceria da concessionária Urbia Cataratas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
TURISMO: Dá para fazer rapel nas Cataratas do Iguaçu
Trilhas
Não só na Ciclovia das Cataratas o visitante pode andar de bicicleta. Outras trilhas e caminhos têm acesso permitido. O Caminho do Poço Preto possui 18,5 km de percurso total e é rico em biodiversidade para quem preferir uma aventura mais longa em meio à floresta nativa do Patrimônio Mundial Natural.
O Caminho das Bananeiras conta com apenas 3 km de distância e pode ser acessado de bicicleta ou a pé. O trajeto revela uma experiência leve, ideal para conexão com a natureza, com tranquilidade e segurança. E há ainda a Trilha da Canafístula, um percurso alternativo e encantador de 2,2 km, que conecta o visitante a um pedaço preservado e pouco conhecido do Parque Nacional do Iguaçu.
Com apoio V3COM






