As vinícolas da Grã-Bretanha produzem mais de 12 milhões de garrafas de vinhos por ano. E tanto a produção, quanto o número de vinícolas vêm crescendo. O consumidor encontra rótulos de espumantes e vinhos que podem surpreender o paladar. E, em abril passado, abriu a Domaine Evremond, em Chilham, Kent, vinícola que tem o apoio do tradicional selo Taittinger de Champagne. Para colecionadores experientes ou curiosos iniciantes, a Grã-Bretanha oferece um leque de experiências únicas – de visitas guiadas e selecionadas pelas vinícolas de Sussex e Kent até as paisagens vinícolas em ascensão da Escócia e do País de Gales.
O coração do vinho inglês: Sussex e Kent
Em meio às colinas verdejantes de Kent, a Domaine Evremond desponta como uma adição muito aguardada à cena vinícola da Inglaterra. Com o prestígio da casa Taittinger por trás do projeto, esta vinícola inovadora é um verdadeiro símbolo da crescente reputação britânica na produção de espumantes de classe mundial. Os visitantes podem participar de visitas guiadas imersivas pelos vinhedos, degustar seus renomados espumantes e conhecer de perto o compromisso da propriedade com a sustentabilidade. Para além do vinho, o cenário é um espetáculo à parte, com vistas deslumbrantes dos vinhedos, uma elegante sala de degustação e harmonizações gastronômicas impecáveis, com ingredientes locais típicos de Kent.

Domaine Evremond.
Para quem deseja explorar ainda mais, a English Wine Tasting Tours oferece experiências cuidadosamente elaboradas pelos vinhedos de Kent e Sussex. Com saídas a partir de Londres, os passeios guiados vão desde excursões de um dia com acesso aos bastidores até tours personalizados e exclusivos. Entre os destaques estão o Wine and Cheese Tour, que visita três vinícolas com degustações premium e almoço incluso, e o Cellar Door Wine Tour, que proporciona um olhar aprofundado sobre produtores de diferentes portes. Cada itinerário é pensado para revelar os motivos pelos quais o vinho inglês vem ganhando tanto destaque no cenário internacional.
Já na pitoresca região de South Downs, a vinícola Ridgeview Wine Estate oferece uma variedade de experiências para os amantes do vinho. O tour Cellar and Winery, com harmonização de queijos e vinhos, garante acesso exclusivo à adega subterrânea, seguido por uma degustação de espumantes premiados combinados com queijos artesanais. Para uma visita mais rápida, a experiência A Taste of Ridgeview propõe uma degustação descontraída de 30 minutos com vista para as videiras de Chardonnay.
Para uma imersão completa no mundo do vinho, Sussex também abriga opções de hospedagem glamping próximas a algumas das melhores vinícolas da Inglaterra. O Etchyngham, um elegante domo na propriedade do castelo Glottenham, oferece um refúgio luxuoso em meio a prados floridos e bosques ancestrais. A poucos minutos dali, a Sedlescombe Organic Vineyard – a vinícola orgânica mais antiga do país – convida os visitantes para degustações e uma parada no charmoso Cellar Door Bar. Já a Dumbledore, uma casa na árvore artesanal escondida em Wilderness Wood, proporciona uma estadia idílica próxima à Beacon Down Vineyard, com 18 hectares de vinhedos e a possibilidade de fazer piqueniques e degustações com vistas panorâmicas de Eastbourne e das colinas de South Downs.
TURISMO: Grã-Bretanha tem guia para viagem LGBTQIA+
Além de Sussex
Para os amantes de vinho dispostos a se aventurar além do Sudeste da Inglaterra, Lympstone Manor, em Devon, surge como um destino imperdível. Fundado pelo chef Michael Caines, premiado com estrela Michelin, este hotel de luxo abriga uma vinícola que produz espumantes ingleses ao lado de variedades como Pinot Noir, Meunier e Chardonnay. De maio a setembro, os visitantes podem embarcar em visitas guiadas pelos vinhedos com vista para o Rio Exe, seguidas por uma experiência de degustação que culmina em um almoço estrelado no restaurante do hotel – uma combinação perfeita entre elegância, sabor e paisagem.
No coração de Somerset, os passeios da Good Food & Drink Tours mergulham os visitantes na vibrante cena gastronômica de Bristol, com caminhadas repletas de produtores independentes de vinho, artesãos e chefs que celebram a cultura dinâmica da cidade. Um dos destaques é a tour Wine and Cheese in the Cheddar Valley que harmoniza vinhos ingleses com queijos artesanais, incluindo um almoço no restaurante Pony Chew Valley com vistas deslumbrantes do interior, uma horta própria e até uma escola de culinária.

Good Food & Drink Tours. Foto: Facebook
Para uma experiência realmente única, o White Heron Estate, em Herefordshire, convida os visitantes a conhecer a casa do premiado licor British Cassis. Esta propriedade familiar abre as portas para seus pomares e vinhedos, revelando os bastidores da produção de seu sofisticado licor de cassis e vinhos em edições limitadas. O tour explora a história da propriedade, suas práticas agrícolas sustentáveis e os processos de produção, culminando em uma sessão de degustação que inclui o British Cassis, vinhos da casa e destilados artesanais. A partir de abril de 2025, será possível explorar os 700 acres da propriedade com tours de bicicleta elétrica, um novo jeito de apreciar cada detalhe da paisagem.
No Norte da Inglaterra, os Ryedale Vineyards, em North Yorkshire, oferecem um panorama encantador da emergente cena vinícola da região. Localizado no vale de Ryedale, próximo a York e ao imponente castelo de Howard, este é um dos vinhedos comerciais mais ao Norte do Reino Unido. Produzindo desde brancos secos e “crocante” até tintos intensos, este vinhedo familiar aproveita o solo rico em calcário e o clima singular da região para cultivar uvas como Pinot Noir e Bacchus. Os visitantes são recebidos com tours guiados e sessões informais de degustação. Nas proximidades, o Yorkshire Heart Vineyard, em Nun Monkton, entre York e Harrogate, se destaca com seus vinhos tranquilos e espumantes, além de cervejas artesanais produzidas em sua própria cervejaria e um café que serve pratos feitos com ingredientes locais.
Escócia e País de Gales: novas promessas da viticultura
Embora a Inglaterra lidere a vitivinicultura no Reino Unido, a Escócia e o País de Gales vêm conquistando seu espaço com projetos originais e resultados surpreendentes.
No coração de Perthshire, a Cairn o’Mohr Winery, na Escócia, apresenta ao público o fascinante universo dos vinhos de frutas com sua Winery Tour que termina numa degustação guiada. Para uma imersão ainda mais profunda, o passeio Thistle Day Tour inclui uma visita privada com demonstrações de produção e provas cuidadosamente selecionadas.
Já no País de Gales, cresce o reconhecimento pela qualidade de seus vinhos tranquilos e espumantes, com um número cada vez maior de vinhedos abertos à visitação. Entre os destaques está a Llanerch Vineyard, no Sul do país que combina tours guiadas, sessões de degustação e um hotel charmoso para quem deseja prolongar a estadia.
Em Monmouthshire, a White Castle Vineyard oferece uma experiência boutique, com passeios pelos vinhedos e degustações de vinhos artesanais que já conquistaram reconhecimento internacional.
E para quem sonha com uma vista de tirar o fôlego, a Gwinllan Conwy, no Norte do País de Gales, proporciona tours intimistas com vistas espetaculares de Snowdonia (Eryri) – o cenário perfeito para brindar ao vinho galês em meio à natureza.

Gwinllan Conwy. Foto: Facebook
Com apoio VisitBritain






