Turismo é desbravar cidades, lugares, respirar novos ares. É conhecer texturas, comidas típicas, sabores. Visitando o Paraná busque saborear dez cervejas que passaram pelo programa Aprimore, parceria do Sebrae-PR e Ambev. Após várias etapas, cervejarias de Colombo, Pinhais, Campo Largo e Rio Negro, da Região Metropolitana de Curitiba, capital do Paraná, e de Guarapuava foram certificadas e ganham fôlego para novas ações de marketing além de poderem administrar o negócio com gestão financeira e plano de negócios.
As 10 cervejarias
Conheça o perfil das dez cervejarias que podem conquistar seu paladar:
Água do Monge
A Água do Monge Cervejaria é conhecida por suas cervejas artesanais que destacam ingredientes locais e valorizam o envelhecimento em barris.
Fundada em 2020 e inspirada na história do Monge João Maria, um dos personagens da Guerra do Contestado a marca reforça uma forte ligação com a cultura regional. Em poucos anos, a cervejaria obteve reconhecimento nacional e internacional, acumulando prêmios com suas cervejas diferenciadas, incluindo variedades com frutas e madeiras.
A empresa, de Guarapuava, também envasa cachaças sob sua marca, oferecendo uma experiência completa de bebidas especiais.
Cervejaria Bucovina
A origem do nome é para homenagear os imigrantes alemães-bucovinos vindos da Baviera, Sul da Alemanha, de onde emigraram para o Böhmerwald (na Boêmia, atualmente República Tcheca) em fins do século XVIII. Em 1838/1840, foram para a Bucovina, hoje Romênia. Em 1887 e 1888, imigraram para o Brasil, especificamente na cidade de Rio Negro.
A Cervejaria Bucovina tem como objetivo manter viva a tradição Bucovina em suas cervejas fortalecendo o turismo local com diversas atividades como festas e desfiles tradicional
Coice da Mula
Cerveja Artesanal com Atitude
Fundada em 2019, o Coice da Mula se propõe a produzir cervejas artesanais unindo qualidade, tradição e irreverência.

Coice da Mula Cervejaria. Foto: Facebook
Com bares em Pinhais (anexo à fábrica) e no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Coice de Mula busca ser referência local em cervejas autorais e experiências que valorizam a cultura, a música e a gastronomia.
A cervejaria integra a Rota da Cerveja de Pinhais.
Cervejaria Étima
Localizada em meio à exuberante natureza de Bateias em Campo Largo, a Cervejaria Étima nasceu do desejo de combinar tradição e inovação na produção de cervejas artesanais de alta qualidade.
Aliando a arte cervejeira a tecnologias de ponta, produz cervejas que respeitam a essência artesanal com as cervejas refletindo a paixão por criar experiência que celebram o encontro entre o sabor e autenticidade.
Hank Bier
Oferecendo estilos variados de cervejas artesanais, como American Lager, Strong Dark e Pale Ale, a Hank Bier iniciou sua produção em 2016 em Guarapuava e a marca se destaca pela alta qualidade e ampla distribuição local, principalmente em seu bar, o Armazém do Malte, onde oferece uma experiência completa e autêntica para apreciadores de cervejas especiais.

Armazém do Malte. Foto: Facebook
A Hank Bier já foi premiada em competições nacionais e internacionais., reforçando sua reputação no mercado regional.
Ignorus Cervejaria
A Ignorus Cervejaria nasceu no final de 2011 fundada por Beto e Marcelo inicialmente com o objetivo de reunir amigos em churrascos nos finais de semana. O que começou despretensiosamente em uma pequena panela, logo ganhou destaque com as premiações no Primeiro Concurso da Acerva-PR em 2012 e do Primeiro Concurso Sul-Brasileiro de Cerveja Feita em Casa em 2013, ambos com a sua American IPA, Mutum Cavalo.
Em 2014, venceu o Segundo Concurso da Acerva-PR com a Doppelbock Malamém. Essas conquistas impulsionaram a Ignorus no cenário cervejeiro paranaense. Em 2015, iniciou sua produção terceirizada na Cervejaria Bonato, passando em 2018 para a Way Beer.
Hoje, a Ignorus conta com sede própria em Colombo e seu slogan é “A ignorância na medida certa”.
Irmandade Cervejaria Artesanal
Os sócios da empresa familiar Irmandade Cervejaria Artesanal afirmam que o foco da empresa “é na diversidade e na qualidade dos nossos produtos e serviços, com criatividade e eficiência”.
No BrewPub, em Guarapuava, é possível provar os rótulos junto com aperitivos e comidas em um ambiente acolhedor.

Irmandade Cervejaria Artesanal. Foto: Facebook
A Irmandade coleciona 25 medalhas em concursos nacionais além do título de terceiro melhor BrewPub do Brasil em 2020 no CBC de Blumenau.
Metzgerbier
Outra cervejaria de Guarapuava, a Metzgerbier combina autenticidade local e inovação na produção de cervejas artesanais desde 2019.
Seus principais rótulos incluem o chope Pilsen, a Weiss bávara e a Saison com guabiroba, refletindo um forte vínculo com a região.
Reconhecida nacionalmente, a Metzgerbier já conquistou diversas medalhas e promove a cultura cervejeira com responsabilidade ambiental.
Yellow Bird Brewery
Idealizada em 2017 e iniciando produção em 2020, a Yellow Bird Brewery, de Pinhais, tem capacidade para 12 mil litros/mês.
Desde seu início, seus produtos são marcados pelo sabor e originalidade e além de focar em cervejas especiais está em desenvolvimento para novas bebidas como hidroméis, sidras e Ready to Drink, bebidas alcoólicas que vêm prontas para serem consumidas.
Cervejaria Jordana
Nascida em 2014, no coração do Vale do Jordão em Guarapuava, a Cervejaria Jordana é sinônimo de pioneirismo e paixão por cerveja artesanal.

Jordana Bier. Foto: Facebook
A fábrica conta com loja própria e um Bier Hall ideal para um ponto de encontro para quem aprecia boa cerveja, música e cultura local.
Com apoio Assessoria de Imprensa Sebrae-PR






