Morretes, no Litoral do Paraná, é uma cidade turística por excelência. Pequena, histórica, aconchegante, a cidade agora oferece uma nova opção de gastronomia. Todos os domingos, o Santuário Nhundiaquara, resort que está a 68 km da capital Curitiba, terá um cardápio exclusivo à la carte assinado pela chef Letícia Krause, da Roman Gastronomia.

No espaço de 400 hectares, com muito verde e área de lazer, a cada domingo é servido um novo menu elaborado com o frescor da biodiversidade local que valoriza a matéria-prima da região e propõe uma reconexão com as raízes do território. Clássico da cultura paranaense, como o tradicional barreado, é sugestão fixa no cardápio, como, também, peixes, promovendo um encontro entre o sabor da floresta e as heranças gastronômicas do Litoral.

Barreado, Santuário Nhundiaquara

Barreado. Foto: Ebraim Martini

TURISMO: Trem Curitiba-Morretes tem vagão inclusivo

Mata Atlântica

Letícia conta que “sou curitibana e tenho uma história com Morretes, que tem uma gastronomia muito forte. O barreado, por exemplo, é um prato tradicional dessa região. O convite para criar esse cardápio veio com o desejo de resgatar a cultura local e, ao mesmo tempo, trabalhar a sustentabilidade de forma prática” e “a origem da sustentabilidade, complementa a chef, está no nosso consumo e na gestão dos produtos. Estamos priorizando ingredientes da época e da região, como pepino, palmito, pinhão, banana e maracujá. Tudo que a floresta nos oferece nesse momento”.

Trilha, Santuário Nhundiaquara

Trilha. Foto: Ebraim Martini

Além do almoço, o Santuário Nhundiaquara conta com trilhas, áreas de lazer e atividades de educação ambiental, mostrando a biodiversidade paranaense. Situado às margens do Caminho do Itupava (trilha histórica que remonta ao século XVII) na Estrada das Prainhas, km 2, no Porto de Cima, e aos pés do Pico Marumbi, o Santuário é cercado pela exuberante Mata Atlântica e oferece infraestrutura completa para alimentação, eventos, lazer e, futuramente, hospedagem. Tudo em sintonia com a sustentabilidade e conservação ambiental.

Com apoio P+G Trendmakers

Comentários

Leave A Comment