O turismo de trilhas permite contato e conexão com o meio ambiente. Além de fazer bem para a saúde e se a caminhada tem parceiros, a convivência se fortalece. A Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), congrega 120 empresas em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura e indica três trilhas para explorar no Sudeste do Brasil.

Uma é em Minas Gerais e as outras duas no Extremo Sul de São Paulo que são indicadas para quem busca tranquilidade, diversão ou um desafio na medida certa.

Travessia da Serra de Carrancas, Minas Gerais

Localizada na charmosa cidade de Carrancas, conhecida como a “Terra das Cachoeiras”, a Travessia da Serra de Carrancas é um convite para quem gosta do contato com a natureza, história e cultura. São cerca de 10 km de caminhada em um percurso que dura aproximadamente 7 horas, repleto de atrações naturais impressionantes.

Durante a travessia, os aventureiros passam por três complexos de cachoeiras – Toca, Vargem Grande e Fumaça -, cada um com sua singularidade. Destaques para Poço do Coração, onde a água esculpiu um coração nas pedras, e a Cachoeira da Esmeralda, cujas águas cristalinas refletem tons esverdeados. Imperdíveis. O passeio culmina na majestosa Cachoeira da Fumaça, com 15 metros de altura e cenário de novelas famosas.

Além da beleza cênica, o trajeto é uma verdadeira aula a céu aberto, com a transição entre os biomas Cerrado, Mata Atlântica e Campos de Altitude.

A trilha é ideal para iniciantes, com paradas para banhos relaxantes nas águas cristalinas e uma alternativa de 4 km no Complexo Serra do Moleque, que também oferece cachoeiras incríveis.

A Vai Viver, empresa especializada na operação dessa travessia, recomenda roupas leves, protetor solar e bastões de apoio para maior conforto.

TURISMO: Nas Cataratas do Iguaçu têm as trilhas do Poço e Bananeiras

Fazenda Maravilha, São Paulo

No Extremo Sul da capital paulista, a 37 km em Parelheiros, a Fazenda Maravilha (foto da capa) se destaca como um oásis preservado na Mata Atlântica. Operada pela Okê Aventura, o local oferece trilhas de diferentes níveis de dificuldade, perfeitas para quem busca uma conexão com a natureza sem sair de São Paulo.

O Circuito das Cachoeiras Oásis e Sagui é uma trilha leve e acessível, com apenas 3 km ida e volta. O percurso revela cachoeiras de águas cristalinas, rodeadas por uma biodiversidade única e resquícios históricos, como antigos fornos de carvão vegetal.

Fazenda Maravilha, São Paulo, Brasil

Fazenda Maravilha. Foto: Okê Aventura

Já o Circuito das Cinco Cachoeiras desafia os aventureiros com uma caminhada de 8 km. Este trajeto revela quedas d’água de tirar o fôlego, como a Cachoeira Raio de Sol e o Poço das Antas, cercadas por uma mata exuberante.

Com dificuldade moderada, é recomendado para maiores de 12 anos. Além das belezas naturais, a Fazenda Maravilha encanta com a proximidade das aldeias Guarani e seu legado histórico-cultural, proporcionando uma experiência que vai além do ecoturismo.

Com apoio Atré Comunicação Personalizada

Comentários

Leave A Comment