O Paraná tem dois novos mapas turísticos. Com a iniciativa da Secretaria de Turismo e do Viaje Paraná, foram lançados mapas ilustrados de turismo Náutico & Pesca e Ecoturismo & Aventura. Todos os destinos que estão nos dois mapas foram selecionados a partir de uma curadoria da Diretoria de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná que conta com departamentos focados em recortes específicos do setor.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, acredita que os novos mapas, “tanto físicos quanto digitais, vão municiar os paranaenses e turistas com as informações de atrativos qualificados e potenciais paranaenses, mostrando o melhor do Paraná nos segmentos. Os mapas são resultado de muitas pesquisas, levantamentos e curadorias, colocando todas as informações à disposição dos turistas”.
Náutico & Pesca
O mapa de turismo Náutico & Pesca realça o potencial de mar e dos rios paranaenses, destacando: os portos, marinas e praias (de água salgada e doce), atividades de recreação e esportes aquáticos, trilhas aquáticas, passeios de barco e motos aquáticas, parada de navios de cruzeiro, além de áreas de pesca recreativa e esportiva em diferentes regiões do Paraná.
Os destaques de pesca esportiva ficam nas regiões de Itambaracá, Sertaneja, Primeiro de Maio, Diamante do Norte, Nova Prata do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Borrazópolis, entre outros.

Mapa Turisítico Paraná Náutico & Pesca. Foto: Lucas Franco/Setu
Os passeios de barco estão espalhados pelos municípios de Pato Bragado, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Alto Paraíso, Altônia e Guaíra, entre outros.
TURISMO: Angra Doce, no Paraná, tem turismo de aventura e resort de luxo
Ecoturismo & Aventura
O mapa dedicado ao Ecoturismo e Aventura destaca em detalhes os municípios onde é possível encontrar atividades verticais (rapel, tirolesa e arvorismo), trilhas (terrestres, aquáticas e montanhismo), observação de pássaros, aventura no ar (balonismo, asa delta, parapente e paratrike), geoturismo (espeleoturismo e arqueologia), unidades de conservação e outras atrações.
Há trilhas e trilhas aquáticas, por exemplo, em Paranaguá, Quatro Barras, Tunas do Paraná, Fernandes Pinheiro, Turvo, Fênix, Peabiru e em Alto Paraíso.
É possível realizar mergulho em Icaraíma, Ribeirão Claro e Porto Rico.
Já balonismo pode ser encontrado com regularidade em Morretes, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Prudentópolis.
Os dois mapas podem ser acessados clicando nesse link.
Com apoio Viaje Paraná






