A Abrajet-PR (Associação Brasileiros dos Jornalistas de Turismo- Paraná) nasceu numa antevéspera de primavera – 18 de setembro de 1984 -, em reunião-almoço no hotel Deville Colonial, hoje Deville Curitiba, pelas mãos dos jornalistas profissionais, em ordem alfabética, Almir Hoffmann de Lara, Antônio Senival Silva, Dayse Regina Ferreira, Ivens Assis Chevalier, Luiz Júlio Zaruch e Rosy de Sá Cardoso.
A reunião foi presidida por Almir de Lara e secretariada por Ivens Chevalier. Na ocasião, foi apreciada uma proposta de Estatutos nos moldes dos já existentes nas demais Abrajets e em acordo com os da Nacional, então denominada de Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo. O termo Escritores cairia tempos depois.
Entre as resoluções do ato de fundação – constantes na Ata inaugural, registrada como documento nº 10.565 do livro A-7 e microfilme nº 536.361 do 1º Ofício de Títulos e Documentos de Curitiba/Registro Civil das Pessoas Jurídicas – estavam: a sede da entidade deveria ser, provisoriamente, o endereço do presidente; as reuniões seriam mensais, sempre terceiras terças-feiras de cada mês; para atender as primeiras despesas, os sócios-fundadores contribuiriam, cada um, com a importância de Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros, moeda da época).
Ao final da reunião foi escolhida a primeira diretoria, assim composta; presidente, Ivens Assis Chevalier; 1ª vice: Rosy de Sá Cardoso; 2ª vice: Dayse Regina Ferreira; secretário: Antônio Senival Silva e tesoureiro: Luiz Júlio Zaruch.
Ficou decidido, ainda, que a Abrajet-PR participaria do 1º Encontro de Jornalistas e Escritores de Turismo, de 27 a 30 de setembro, em Salvador (BA).
Ao longo destes 40 anos, foram presidentes da Abrajet-PR:
1984/1987 – Ives Assis Chevalier
1987/1989 – Antonio Senival Silva (ao final da gestão, Senival foi eleito vice-presidente da Nacional)
1990/1991 – Luiz Júlio Zaruch
1992-1994 – Luiz Júlio Zaruch
1994/1996 – Juril Carnasciali de Plácido e Silva
1996/1998 – Júlio Cézar Rodrigues
1998/2000 – Júlio Cézar Rodrigues
200o/2002 – Marian Izabel Nunes Guimarães (renunciou; assume Claret, vice)
2002/2003 – Antonio Claret de Rezende
2004/2005 – Antonio Claret de Rezende
2005/2006 – Júlio Cézar Rodrigues (renunciou; assume Sérgio Almeida, vice)
2007/2010 – Sergio Almeida
2010/2012 – Antônio Claret de Rezende: o mandato foi sucessivamente prorrogado até 2018 por decisão da Nacional, cuja presidência foi também estendida.
2018/2019 – Jean Luiz Sampaio Féder
2019/2021 – Jackson dos Santos Lima
2021/2023 – Jean Luiz Sampaio Féder
2023/2025 – Jean Luiz Sampaio Féder
Outros associados em épocas diversas
Cecile Freire Kruger, Cláudio Manoel da Costa, Dino Almeida, Edson Luiz Militão da Silva, Elinedi Capelline, Helenita Prevedelo, Ilson Estevão de Almeida, José Machado Cordeiro, Luiz Gonzaga de Mattos, Marcos Batista, Maria Tereza Gomes da Silva, Nelson Martinelli, Ruy Barrozo, Selmo Jandir de Aragão, Plácido José de Oliveira. Carlos Marassi, Ivan Schimidt, Juracy Formighieri, Luiz Augusto Juk, Luiz Cláudio de Oliveira, Lyrian Saiki, Regina Kracik Teixeira. Zilma Santos, Edna Mendes, Vilmar Denardin, Marli Vieira.
Hoje são associados os jornalistas profissionais Adilson Borges Lago, de Foz do Iguaçu; Alberto Melo Viana e Ana Maria de Jesus, de Curitiba; Cleucimara Santiago, de Ponta Grossa; Edson Góis Militão da Silva e Gisele Passos Lima Romanel, de Curitiba; Jackson dos Santos Lima, de Foz do Iguaçu; Jean Luiz Sampaio Féder e Lana Seganfredo, de Curitiba; Lucio Freire dos Santos, de Icaraíma; Luiz Júlio Zaruch, de Curitiba; Marcos Roberto Silva, de Ponta Grossa; Maria Alice Martins de S. Varajão, Marialda Gonçalves Pereira Beghetto e Marian Izabel Nunes Guimarães, de Curitiba; Mauro Picini, de Toledo; Pierpaolo Nota, de Curitiba; Sandro Adriano Carrilho, de Castro, e Silvana Canal, de Foz do Iguaçu.
Troféu Cataratas
Em 1988, na gestão Antônio Senival Silva, a Abrajet-PR criou o Troféu Cataratas. O prêmio nasceu como instrumento de reconhecimento e homenagem dos jornalistas de turismo paranaenses aos que atuavam com determinação em prol do setor.
A denominação de Troféu Cataratas foi proposta pelo associado Ives Chevalier e aprovada em reunião ocorrida no dia 6 de agosto de 1988, na cidade de Foz do Iguaçu, nas dependências do Hotel Rafain.
Como lembra o ex-presidente Júlio Cézar Rodrigues – que também presidiu a Abrajet Nacional – ao longo da sua trajetória, o Troféu Cataratas foi a principal premiação do turismo estadual, envolvendo entidades coirmãs (a exemplo da Abav-PR e Abih-PR) e distinguiu diversos empreendimentos (hotéis, agências de viagens, transportadoras, empresas de eventos etc) e profissionais do segmento turístico.
O Troféu Cataratas ganhou materialidade através de obra do escultor Haroldo Alvarenga. A peça, em bronze, representava, segundo palavras do artista radicado em Foz do Iguaçu, “as águas das cataratas despencando do alto, rasgando o verde da natureza, a figura altaneira do índio Tarobá e a cova onde se abriga o deus serpente M’Boicy”.
As festas de entrega do prêmio aconteceram nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba, em várias gestões, sempre em clima de grande confraternização.
No ano dez do Troféu Cataratas, a Loteria do Estado do Paraná (Lotopar) promoveu, no dia 4 de setembro de 1998, extração em homenagem ao prêmio. Trinta mil bilhetes, vendidos pelo estado inteiro, acenaram com premiação de R$ 45 mil.
Outros eventos
Em setembro de 1990, a posse da diretoria da Abrajet-PR foi realizada em Ponta Grossa, ocasião em que foi firmada com a Prefeitura local uma Parceria Pró-Turismo, destinada a promover as atrações da região.
Nas gestões de Júlio Cézar Rodrigues, entre 1996-2000, foram registrados:
1) Lançamento do informativo Abrajet-PR, periódico bimestral que alcançou 17 edições, com conteúdo reunindo informações da entidade e notícias do trade.
2) Lançamento do Projeto Conhecer Curitiba, idealizado como instrumento para se trabalhar a divulgação turística da capital e aproximar os profissionais do segmento.
3) Lançamento do Projeto Roteiros Turísticos do Paraná, voltado à produção e distribuição de material jornalístico sobre os atrativos do turismo estadual (foram cadastrados mais de 120 jornalistas como destinatários). A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo, do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná e da Associação dos Jornais do Interior
4) A realização, em parceria com a Associação Paranaense de Imprensa (API), de ciclo de palestras para alunos do curso de Comunicação Social da PUC-PR, tendo com um dos convidados o jornalista Fernando Mitre (Rede Bandeirantes).
5) A estruturação do estande da Abrajet-PR no Congresso da Abav, em 1999, em Curitiba.
Isenção profissional
A Abrajet-PR tem uma peculiaridade: seus associados são jornalistas profissionais com registro do diploma na área. Isso faz com que o material produzido pelos associados tenha a credibilidade de quem tem um olhar crítico para as coisas do turismo, seja ele local, nacional ou internacional. Sempre escrevendo com qualidade, isenção e ética.
Divulgando destinos mundo afora, os associados da Abrajet-PR colaboram com a economia incutindo em seus leitores a vontade de conhecer novos horizontes.
Em setembro a entidade completou 40 anos e segue firme no trabalho de apoiar o turismo do Paraná atuando de forma constante e participativa do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e nos Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Ponta Grossa, Toledo e Foz do Iguaçu.
Luiz Julio Zaruch, jornalista fundador da Abrajet-PR