Mais de 1 milhão de brasileiros viajam para a Argentina por ano. Além da conectividade de uma malha aérea com o país, só para Buenos Aires, a capital, do Brasil saem voos de São Paulo/GRU Airport, Rio de Janeiro/RIOgaleão, Brasilia, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Maceió e, por óbvio, de suas atrações, da carne na parrilla, dos vinhos de Mendoza e Patagônia, o país vizinhos têm outras vantagens para o turista brasileiro: benefícios econômicos.
Uma delas, é relacionada ao reembolso do Imposto ao Valor Agregado (IVA), que na Argentina significa 21% da alíquota.
Os turistas estrangeiros recebem um reembolso do IVA sobre os serviços de alojamento e café da manhã, se este estiver incluído no preço da hospedagem.
O regulamento inclui todos os contratos na área de alojamento para turistas não residentes e abrange tanto as compras diretas como as realizadas através de agências de viagens. Assim, o objetivo é que toda a cadeia de valor do turismo argentino seja competitiva e de qualidade.
O reembolso do IVA sobre os serviços de hospedagem será feito para turistas que através de seu passaporte ou carteira de identidade comprovem sua residência no Exterior e que paguem com cartão de crédito emitido no Exterior ou transferência bancária originada fora dos limites da Argentina. O desconto é automático.
Hotéis, pousadas, hostels, hospedagens, motéis, acampamentos, apart hotéis e similares, que sejam responsáveis e registrados oficialmente como acomodações são os sites habilitados para fazer o reembolso. Não aplicável nos casos de hospedagem Airbnb.
TURISMO: O que pouca gente conhece na Patagônia argentina
Reembolso também nas compras
Os turistas estrangeiros que fizerem compras de produtos nacionais em lojas aderentes ao sistema de reembolso do IVA da Global Blue na Argentina também receberão um reembolso do IVA.
No momento da compra, os viajantes internacionais devem apresentar o passaporte ou documento de identidade para turistas e o recibo fornecido pela Direção Nacional de Migração.
Posteriormente, o comerciante entrega ao turista, juntamente com o comprovante da compra (fatura tipo B), um cheque de reembolso. Ao sair do país, o turista deve apresentar o cheque e a mercadoria comprada na alfândega. Após a verificação alfandegária, o viajante deve dirigir-se ao estande ou caixa de correio da empresa Global Blue no aeroporto ou ponto de partida do país. O método de reembolso pode ser feito em dinheiro, crédito no cartão de crédito ou transferência bancária. O turista recupera o IVA pago, menos a comissão cobrada pela Global Blue.
Fonte: Inprotur