Usuários do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, já percebem o início de obras no terminal. A Aena, que administra o Aeroporto, começou obras de duplicação da sala de embarque remoto, ampliação da sala embarque principal e reforma dos banheiros do terminal de passageiros.
A atual sala de embarque remoto, localizada no piso térreo, passará dos atuais 1,4 mil m² para mais de 3,1 mil m² após a conclusão das obras. A inauguração do espaço ampliado está prevista até março do próximo ano. A área irá mais do que dobrar de tamanho, mas mantendo a mesma quantidade de portões de embarque, que passarão a ter um espaçamento maior entre eles. Com isso, os passageiros terão mais espaço para circulação e mais assentos enquanto aguardam seu voo.
Sala de embarque principal
No piso superior estão em andamento as obras para ampliação da sala de embarque principal. Será criada uma área de 3 mil m², o que representa um aumento de cerca de 30% em relação ao espaço existente atualmente. A primeira fase de entregas do espaço está prevista para o final de 2024 e início de 2025.
Também já foram iniciadas as obras de reforma dos banheiros do terminal de passageiros que ficarão mais modernos e agradáveis. As obras serão feitas de forma gradativa para não afetar a disponibilidade aos usuários. Neste momento, está andamento a reforma dos dois primeiros banheiros. A expectativa é que os 12 banheiros estejam revitalizados no primeiro trimestre de 2025.
TURISMO: Os restaurantes Michelin em São Paulo
Gestão
No primeiro ano de gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas, completados no dia 17 de outubro, a concessionária já implementou uma série de melhorias, com prioridade para a eficiência operacional e reforço de segurança de voos.
Com os investimentos na área de segurança, Congonhas foi o primeiro aeroporto do Brasil a receber nota A, a máxima possível, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) em Resposta a Emergência (REA). Em sete meses de gestão, Congonhas passou da nota C para A, ao atingir 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios, garantindo mais segurança a todos os passageiros.
As várias intervenções na área operacional trouxeram diversos ganhos para os passageiros e companhias aéreas.
A Aena assumiu Congonhas com índice de pontualidade de voos em torno de 65%. No primeiro ano de gestão da Aena, Congonhas já foi eleito por dois meses consecutivos, pela consultoria Cirium, o aeroporto mais pontual do mundo na categoria Grandes Aeroportos, com taxa de pontualidade acima de 86%. Outro indicador bastante perceptível aos passageiros é a ocorrência de trocas de portão, que foi reduzida a menos da metade do que era praticado antes da assunção pela Aena.
Investimentos da área de mobilidade também melhoraram o conforto de quem chega ou parte do Aeroporto de Congonhas.
Inaugurados no mês de julho, o novo bolsão e a nova área de embarque em carros de aplicativos ficaram mais eficientes e com melhor organização do trânsito viário local. Além de mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera do passageiro e o trânsito nas vias internas do aeroporto.
O conforto do passageiro foi aprimorado com a oferta de mais opções de alimentação e compras no terminal. Em um ano, já foram inaugurados mais de dez pontos comerciais no Aeroporto de Congonhas, melhorando a experiência do passageiro ao proporcionar novas e variadas opções.
A Aena recebeu o Aeroporto de Congonhas com diversos problemas complexos e históricos oriundos de anos de falta de investimentos e manutenção. Além das mudanças mais visíveis aos passageiros, a Aena realizou melhorias em sistemas e áreas operacionais. A repavimentação das pistas de taxiamento resolveu problemas recorrentes de afundamento que colocavam as aeronaves em risco. Além disso, foram feitas a pintura e a sinalização das áreas de manobras e estacionamento de aeronaves, investimentos em equipamentos de segurança, modernização de ônibus para transporte de passageiros e iluminação do terminal.
Com apoio Mass Media