Difícil não se encantar com a catarinense Fraiburgo. A cidade serrana, situada a 1.500 metros acima do nível do mar, é totalmente rodeada por pomares e no ar se respira o perfume de maçãs.

Fundado no final da década de 30 por pioneiros da família alemã Frey, que veio ao Brasil da Alsácia logo após o final da I Guerra Mundial, o município é conhecido nacionalmente como a Terra da Maçã.

Metade da produção nacional da fruta tem origem em Fraiburgo graças à altitude, às baixas temperaturas no inverno e ao verão ameno.

11 milhões de macieiras

Em 2008 a temperatura mais baixa registrada no Brasil foi em Fraiburgo, que tem geada constante no inverno e, assim como em São Joaquim, também tem neve.

A cidade tem quase quarenta mil habitantes e – acredite aproximadamente onze milhões de macieiras.

Nos meses de fevereiro, março, abril e maio acontece a colheita da maçã, quando os pomares são abertos para visitação e o turista é levado a percorrer a plantação e pode saborear ali mesmo o que colheu.

Lá ele também conhece as variedades da maçã e os processos pelo qual ela passa antes da colheita.

Um verdadeiro encontro com a natureza, que torna Fraiburgo destino de turistas de todo o Brasil, levando anualmente mais de cem mil visitantes
rumo à Terra da Maçã.

A safra 2008-2009 está estimada em 900 mil toneladas no país.

Só Santa Catarina deverá colher cerca da metade disso, 463 mil toneladas.

O comércio in natura no mercado interno absorve 65% da safra, enquanto os 20% restantes vão para a industrialização, através de sucos e outros
subprodutos.

Os principais mercados externos são os Estados Unidos e a Europa.

Orelhão em forma de maçã?

Em Fraiburgo (que significa Vila dos Frey) a maçã não se restringe aos pomares.

Ela também está presente nos orelhões, sinais de trânsito, nas placas
de orientações e até em postos de gasolina.

Mas ela é apenas um dos atrativos. O município tem uma grande importância na história nacional, afinal a cidade foi palco da Guerra do Contestado, um conflito entre 1912 e 1916 nas fronteiras do Paraná e Santa Catarina e, principalmente em Taquaruçu, pertencente à Fraiburgo.

Para quem busca mais adrenalina, o Parque de Aventuras com certeza será uma ótima opção.

O parque conta com uma parede de escalada e pontos de rapel com 20 metros, além de um campo de paintball. O arvorismo está presente com um
circuito de dezoito atividades e o friozinho na barriga é garantido por duas tirolesas de 220 metros sobre um lago de quase 1 km de extensão.

Após um dia de muita emoção é possível acompanhar o pôr do sol na torre com mirante, um dos pontos privilegiados da cidade.

Outra dica é fazer caminhadas pelas trilhas da Floresta René Frey. Guias dão explicações sobre as principais espécies de plantas, aves e animais silvestres, como cervos, antílopes e emas do minizoológico.

A grande diversão em família fica por conta dos passeios nos jipes Jagunço e Kaigang, dois veículos idênticos aos utilizados em safáris na África. O passeio acontece na mata nativa que possui vestígios dos índios Kaigang e Xokleng, tribos que habitaram Santa Catarina.

Podem ser observados e visitados indícios de oca natural e uma réplica de oca indígena. Lá também se encontram árvores centenárias, a “floresta assombrada”, animais, campos, nascentes de água cristalina, lagos e cascatas.

Hospedagem

Quem visita Fraiburgo tem como opção de hospedagem o Hotel Renar, o primeiro equipamento turístico do município, no alto de uma pequena montanha e com vista para toda a cidade, tal como um cartão-postal de Fraiburgo.

Construído com uma arquitetura alpino germânica ele ocupa uma área de 150 mil m², num local para quem busca tranquilidade e integração com a natureza, mas não abre mão da qualidade e do conforto de um hotel cinco
estrelas.

Fazer um passeio pelas redondezas do hotel relaxa e faz bem para os olhos.
O Renar conta com heliporto, internet sem fio, saunas, piscinas aquecidas, quadras, apfel Bar, pista de dança, restaurantes, salões de festa, sala do bebê, sala de vídeo, sala de jogos, academia, auditório e lojas de conveniência, entre outros atrativos.

O hotel oferece também passeios programados com ônibus, nos quais o turista fica conhecendo todo o processo de produção da maçã,
desde o cultivo até a comercialização.

O turista também pode optar por um passeio a cavalo.

A gastronomia é um dos destaques do Hotel Renar, que até consagrou nacionalmente sua “Torta de Maça Renar”, uma deliciosa sobremesa
com base na fruta típica da região.

O hóspede também poderá degustar diversas receitas que tem como base o fruto e aproveitar o café colonial com mais de sessenta itens, além de variados pratos da culinária internacional.

Como chegar

Fraiburgo está 41 quilômetros ao Norte da BR-470, pela SC-456 e SC-453. O acesso fica 40 km depois de Curitibanos, para quem vem do Litoral catarinense, ou 27 km depois de Campos Novos, para quem vem do Oeste.

Para quem vem do Norte, Fraiburgo está a 54 km de Caçador, via SC- 330.

Os dois aeroportos mais próximos são o de Videira, a 22 km, e o de Lages, a 170 km.

Curitiba fica a 300 km; Florianópolis, a 380.

Camila Di Cascia Agostinho

Você conhece os benefícios da maçã?

Quase ninguém resiste aos encantos da maçã. A fruta que fez Eva pecar e que encantou até a Branca de Neve também é responsável por vários benefícios à saúde.

Um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da PUC-RS constatou que as mosquinhas que consumiam maçã viviam 30% a mais e com a saúde bem melhor que as outras.

Os cientistas explicam que a maçã é composta por um conjunto de substâncias que previne a formação de radicais livres. Além de viver mais e com qualidade, as vantagens desta fruta podem ir além.

Os estudos ainda mostram que a maçã pode reduzir as chances de pessoas desenvolverem o câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e até mesmo asma.

A maçã possui a pectina que é uma fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilitando a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajudando a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis.

O ácido málico também é encontrado na maçã e possui efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos.

Pesquisas comprovaram que o consumo de uma maçã por dia contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne infecção da garganta, garantindo uma limpeza do trato vocal, boca e faringe; por sua propriedade adstringente favorece uma voz com melhor ressonância.

Benefício esse que faz com que muitos cantores consumam a fruta antes de
cantar.

E uma curiosidade: as empresas que estão em Fraiburgo fabricam o recheio da torta de maçã do McDonald’s que é consumida no Brasil, como as barrinhas de cereais que também tem flocos de maçã produzidos na cidade.

Publicado no Aeroporto Jornal – abril/2009

The charms of Fraiburgo, the Land of Apple

Mountain city of Santa Catarina, 1,500 meters above sea level, Fraiburgo was founded by Germans from Alsace.

Nowadays the city, with its almost 40 thousand inhabitants, has about 11 million of apple trees and is responsible for half of national apple production.

Until May the harvest of the product happens and by this time the city is prepared to receive tourists, with the orchards open to visitation, being able to walk through plantations, reap the fruit and taste it in the field.

In addition the tourist will know the varieties of apples and the procedures by which they pass before the harvest.

The harvest 2008-2009 is estimated at 900 000 tonnes in the country. Only Santa Catarina should reap approximately half, 463 thousand tonnes.

Trade in natura in the internal market absorbs 65% of the growing season, while 20% of the remaining goes for industrialization, just as juices and other products.

The major foreign markets are the United States and Europe. The apple is present in public telephones, traffic and guidelines signs and gas stations. But, in addition to the apple, the city has other attractive, as the Park of Adventures with a l climbing wall, points of rapel with 20 meters, a field of paintball and two 220 meters cables with pulleys over a lake of 1 km in length.

And, in jeeps identical to those used in Africans safaris, you can ride in a native forest with traces of Kaigang and Xokleng Indians, tribes that lived in Santa Catarina.

Camila Di Cascia Agostinho

Los encantos de Fraiburgo, la tierra de las manzanas

Ciudad montañosa de Santa Catarina, a 1.500 metros sobre el nivel del mar, Fraiburgo fue fundada por alemanes de Alsacia.

Hoy en día la ciudad, con sus casi 40 mil habitantes, tiene alrededor de 11 millones de manzanos y es responsable de la mitad de la producción nacional de manzanas.

Hasta mayo se da la cosecha del producto y para este momento la ciudad está preparada para recibir turistas, con las huertas abiertas a la visita, pudiendo caminar por plantaciones, cosechar la fruta y degustarla en el campo.

Además el turista conocerá las variedades de manzanas y los procedimientos por los que pasan antes de la cosecha.

La cosecha 2008-2009 se estima en 900 000 toneladas en el país. Solo Santa Catarina debería cosechar aproximadamente la mitad, 463 mil toneladas.

El comercio in natura en el mercado interno absorbe el 65% de la temporada de cultivo, mientras que el 20% del restante se destina a la industrialización, al igual que los jugos y otros productos.

Los principales mercados extranjeros son Estados Unidos y Europa. La manzana está presente en teléfonos públicos, señales de tráfico y pautas y gasolineras. Pero, además de la manzana, la ciudad tiene otros atractivos, como el Parque de Aventuras con al rocódromo, puntos de rapel con 20 metros, un campo de paintball y dos cables de 220 metros con poleas sobre un lago de 1 km de longitud. .

Y, en jeeps idénticos a los que se utilizan en los safaris africanos, se puede montar en un bosque nativo con rastros de indios Kaigang y Xokleng, tribus que vivían en Santa Catarina.

Camila Di Cascia Agostinho

Comentários

Leave A Comment