O Brasil tem oficialmente seu Vale dos Dinossauros. Desde quarta, 25 de setembro de 2024, o município paranaense de Cruzeiro do Oeste é, por lei (Lei 14.985-2024), reconhecido como Vale Nacional dos Dinossauros.

Com 23,8 mil habitantes, Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, é um destacado centro de investigações paleontológicas desde a descoberta de fósseis de pterossauros e dinossauros na região, que passou a ser reconhecida no meio científico global e atrai pesquisadores de diversos países.

A primeira espécie identificada, em 2014, foi a Caiuajara dobruskii, pterossauro de pequeno porte (com envergadura de 65 centímetros a 2,3 metros) que viveu durante o período Cretáceo, entre 90 milhões e 70 milhões de anos atrás.

Museu de Paleontologia, Cruzeiro do Oeste

Museu de Paleontologia, Cruzeiro do Oeste. Foto: Ari Dias/AEN

Desde então, pelo menos outras duas espécies dos répteis voadores foram registradas pelos cientistas na região, conhecida como “Cemitério de Pterossauros”.

Também foi encontrado em Cruzeiro do Oeste o primeiro dinossauro identificado no Estado — o Vespersaurus paranaensis, um predador bípede de pequeno porte que viveu há cerca de 90 milhões de anos. Em 2021, a Universidade do Contestado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Museu Nacional anunciaram a descoberta no município paranaense de outra espécie de dinossauro bípede, batizada de Berthasaura leopoldinae.

O local em que os fósseis foram encontrados atualmente é um sítio arqueológico sob a coordenação de Museu de Paleontologia da cidade, inaugurado em 2019.

Os primeiros materiais foram localizados na região nos anos 1970, mas só começaram ser estudados a partir de 2011. E apenas uma pequena parte do sítio arqueológico foi escavada até agora, o que indica que outras descobertas devem surgir.

TURISMO: Litoral de Água Doce é lazer em 3 Estados

Para além dos sítios e escavações do município, Cruzeiro do Oeste aposta na fama de seus atrativos pré-históricos com diferentes programações e roteiros, como o popular Museu de Paleontologia. Importante atrativo para o turismo regional, o local foi criado com objetivo de ser o epicentro da transformação do município na “Terra dos Dinossauros”, reunindo os principais achados desde o começo das escavações.

Vespersaurus paranaenses, Cruzeiro do Oeste

Vespersaurus paranaenses. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Vanda Aparecida Bueno, diretora do Museu de Paleontologia municipal, ressalta a importância do reconhecimento: “O título de Vale Nacional dos Dinossauros enriquece o trabalho que vem sendo realizado por meio de pesquisas e divulgações científicas há décadas. Estamos felizes e orgulhosos com esse reconhecimento”

Cruzeiro do Oeste realiza edições do evento Vale dos Dinossauros, uma exposição fixa que conta com réplicas animatrônicas, ambientes ornamentados e demais aspectos temáticos que apresentam de maneira lúdica o potencial e os achados paleontológicos do local.

Com apoio Agência Senado e Viaje Paraná

Comentários

Leave A Comment