Morretes, cidade histórica no Litoral do Paraná, sediará pela quarta vez o Morretes Chefes de 12 de outubro a 3 de novembro com opções inéditas e exclusivas de entradas criadas pelos dez renomados chefs participantes que foram convidados pelo curador do evento, o chef Celso Freire.
O Morretes Chef desafiou os chefs a criarem opções irreverentes a partir dos ingredientes da região, como um prato de boas-vindas para quem for apreciar o prato típico de Morretes, o Barreado. Todas as criações serão servidas em porcelanas Germer, selecionadas exclusivamente pelos chefs.
Nos dias 12 e 13 de outubro, fim de semana de abertura do festival, várias atividades culturais estão programadas, como apresentações musicais que ocorrerão no Coreto da Praça do Imigrante, aulas-show com os chefs participantes, feira de produtores, exposição fotográfica, expedições por áreas agrícolas do município, entre outras atrações.
André Pionteke para Casarão
O chef André Pionteke, que em Curitiba atua à frente do Kitsune Nipo-Atlântica, criou o “Fish n’ Chips Caiçara” preparado com peixe empanado frito, mandioca frita e servido com molho de açaí e maionese.
A entrada estará disponível no Restaurante Casarão, localizado no Largo Dr. José Pereira dos Santos, 25, no Centro Histórico.
Pionteke atua na área da gastronomia há mais de 15 anos, tendo notória trajetória pelo programa MasterChef Profissionais em 2018, além de ter sido premiado como Chef Revelação, pelo portal Gazeta do Povo.
Claudia Krauspenhar para Bistrô da Vila
“O Ceviche de Banana na Tapioca Suflada” foi a entrada criada pela chef Claudia Krauspenhar do Restaurante K.sa em Curitiba. A opção estará disponível no Bistrô da Villa, localizado no Largo Dr. Lamenha Lins, 66.
Formada em Gastronomia pelo Centro Europeu, Claudia ganhou destaque por sua atuação recebendo o prêmio de Chef Revelação da Revista “Veja Curitiba”. Participou do reality show “Mestre do Sabor”, da Rede Globo, comandado pelo chef Claude Troisgros, e seu restaurante em Curitiba recebeu o Prêmio de Melhor Restaurante da Região Sul pela Revista Prazeres da Mesa, em 2023.
Claudia Dotti para Villa Morretes
A chef Claudia Dotti, do Restaurante Rosa Thai, preparou a “Salada Thai de camarão, com laranja e banana da terra, com molho de capim limão e melado”, que estará disponível no Villa Morretes, localizado na R. Almirante Frederico de Oliveira, 155.
Dotti é formada em Gastronomia pelo Centro Europeu e atua no segmento com foco na cozinha asiática, tendo frequentado o curso profissional da escola tailandesa Blue Elephan, em Bangkok.
Danilo Takigawa para Casa do Rio
O chef Danilo Takigawa que atua à frente do Restaurante Asu, preparou para o Morretes Chef o “Asufish Caiçara” (foto que abre a matéria) composto por pão de mandioca, peixe marinado empanado, maionese, tartar de banana da terra, alface americana e ovas de peixe voador. A opção estará disponível na Casa do Rio, na Alameda João de Almeida, 9.
Takigawa aposta em uma cozinha repleta de técnicas, em que o sabor é o elemento central de cada prato. Foi finalista do programa Mestre do Sabor e, em 2023 e 2024, foi eleito “Chef 5 Estrelas” pelo Prêmio Bom Gourmet.
Eduardo Richard para Nhundiaquara
O “Vinagrete de Camarão com Maracujá e Chips de Mandioca” foi a entrada criada pelo chef Eduardo Richard, do Lemí Gastrobar, em Curitiba. Sua criação ficará disponível no Restaurante Nhundiaquara, na R. General Carneiro, 13.
Richard deu início em sua carreira na gastronomia por meio de sua participação na 6ª edição do Masterchef Brasil, em 2019, transformando a cozinha em sua profissão.
TURISMO: Passeios para fazer no Litoral do Paraná
Fredy Ferreira para Ponte Velha
O chef Fredy Ferreira, que atua à frente do A Caiçara, preparou para o “Tártar de Banana da Terra e Manga com Coulis de Maracujá”, que estará no Restaurante Ponte Velha, na R. Almirante Frederico de Oliveira, 13.
Com mais de 15 anos de experiência na área da Gastronomia, Ferreira tem como foco a cozinha regional, criando pratos com influência das culturas caiçaras que abrange o Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Hermes Custódio para Terra Nossa
Já o chef Hermes Custódio, do Gianttura Ristorante, preparou o “Mantecato de Pupunha in Natura, com Chips de Banana e Crocante de Barreado do Litoral Paranaense”, que poderá ser conferido no Restaurante Terra Nossa, localizado na R. Quinze de Novembro, 109.
Custódio atua na gastronomia há mais de duas décadas, já tendo servido mais de mil cardápios de sua autoria, além de ministrar a disciplina de Cozinha Clássica, no Centro Europeu.
Ivan Lopes para Hakuna Matata
A entrada do chef Ivan Lopes é a “Carne de Onça temperada com cachaça e ceviche de banana da terra, com chips de mandioca e biju de farinha de mandioca do Litoral paranaense”, que será o prato no Hakuna Matata, localizada na Reta do Porto, km 4,9.
Natural de Pernambuco, Lopes, que atua à frente do Restaurante Coin, em Curitiba, e é conhecido por integrar elementos da gastronomia brasileira em menus com toques inovadores, trazendo influências globais e combinando criatividade e tradição em sua cozinha.
Lucas Amaral para Olimpo
O chef Lucas Amaral preparou o Hakusai Roll, que consiste em “rolinho de acelga, recheado com blend suíno, cogumelos, cebolinha, pimenta dedo de moça, melado e cachaça de Morretes, servido com vinagre de banana da terra e molho cítrico”. A opção estará disponível no Restaurante Olimpo, na R. Antônio Gonçalves de Nascimento, 17.
O chef carioca, que atua à frente do Restaurante Emy by Kazuo, destaca a cozinha asiática e possui quase 10 anos de experiência ao lado do Chef Kazuo Harada, recém estrelado pelo Guia Michelin.
Rafael Krieger para Madalozo
Já o chef Rafael Krieger, do Antonina 336, preparou para o Morretes Chef uma entrada que consiste em “siri refogado, caldo de moqueca e farofa crocante com farinha de mandioca do Litoral paranaense”. Sua criação estará disponível no Restaurante Madalozo, na R. Almirante Frederico de Oliveira, 16.
A paixão de Krieger pela gastronomia começou desde cedo, quando aprendeu a cozinhar sozinho ainda criança. Sua trajetória profissional na cozinha começou com sua formação em Gastronomia no Senac, em 2012, e desde então, segue criando pratos e opções inspiradas na culinária caiçara em sua paixão por frutos do mar.
O Morretes Chef tem patrocínio da Sanepar e Copel com realização da Lei de Incentivo Rouanet e Ministério da Cultura.
Com apoio TIP Performance de Mídia