Escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor, o curitibano Paulo Leminski morreu aos 45 anos e por onde andou em Curitiba deixou sua marca. E ele foi a inspiração para o casal Eduardo Richard e a Rapha Fonseca criarem o Lemí, um gastrobar. Eduardo é ex-masterchef e no bar, que também tem inspiração em izakayas (tipo de bar japonês) e bares de tapas espanhóis, a comida é servida de maneira despretensiosa e serviço informal. Entre os destaques do cardápio está o Katsu Sando, sanduíche japonês que vem conquistando o paladar de curitibanos e turistas.
No Lemí, os pratos podem ser saboreados à mesa ou em pé.
O chef Eduardo Richard, afirma que “Leminski é o maior nome da história da literatura paranaense e um dos grandes nomes do cenário nacional. Além disso, era um grande amante de gastronomia e entretenimento. Quando surgiu a ideia de abrirmos um bar, não pensamos duas vezes antes de homenagear o Leminski”.
TURISMO: Conheça no Paraná a Rota da Lavanda
A homenagem ao agitador cultural está nos drinks Perhapiness e Lemirinha. “Perhapiness” é uma palavra criada por Leminski, com origem na junção de duas palavras em inglês: perhaps (talvez) + happiness (felicidade). O drink Perhapiness do Lemí é preparado com amoras maceradas, rum, xarope de açúcar, limão siciliano, albumina e carvão ativado (R$ 35). Já a Lemirinha faz uma alusão a tradicional e brasileiríssima caipirinha. A versão do Lemí para o clássico preparo leva cachaça branca S.A.L., limão siciliano, xarope de gengibre e bitter de laranja, refrescante e levemente picante (R$ 34).
A casa abre de terça a quinta, das 18h30 à 23h30, e na sexta e sábado, das 18h30 à meia-noite.
O Lemí Gastrobar fica na Alameda Augusto Stellfeld, 811, no Centro de Curitiba.
Com apoio P+G Trendmakers