Belezas naturais, aventura e cultura. San Ignacio, cerca de 110 km da Cidade de Belize onde fica o principal aeroporto de Belize, o Aeroporto Internacional Philip S. W. Goldson, é a porta de entrada para a aventura do país com uma gama de atividades ao ar livre.
Com muitas opções para aventureiros, é ideal, por exemplo, para explorar sítios arqueológicos maias e sistemas de cavernas. Além de vivenciar outras experiências em meio a natureza, como passeios a cavalo, caiaque e caminhadas. E tendo como bônus a simpatia dos locais e boa comida, com significativa variedade gastronômica.
Em muitos lugares a natureza é apenas pano de fundo, servido de um belo cenário. Não em San Ignacio, onde ela é protagonista de muitos passeios. É o caso da reserva florestal Mountain Pine Ridge (foto que abre a matéria), que abriga muitos encantos. As expedições podem ser realizadas de mountain bike, a pé ou a cavalo. Aventure-se entre os pinheiros para examinar a colorida vegetação, diversas espécies de pássaros e outros animais, como anta, puma, onça e jaguatirica.
Entre seus destaques estão as cachoeiras Big Rock Falls e Thousand Foot Falls, a maior da América Central, um verdadeiro monumento natural, ou seja, um espetáculo para ser visto e apreciado. Outra delícia refrescante é o Rio On Pools, com suas rochas e saliências de granito que formam as mais estéticas cachoeiras e piscinas de água doce. As margens do Rio apresentam locais perfeitos para piqueniques.
A reserva florestal é lar de um dos melhores sistemas de espeleologia de Belize, a Rio Frio Caves, uma caverna de cerca de 400 metros de extensão cuja entrada já chama atenção com seus 20 metros de altura. O que te espera lá dentro é a natureza nas suas formas mais espetaculares.
Outra opção é a Barton Creek Cave, que oferece canoagem e a oportunidade de ver cerâmicas e esqueletos calcificados de antigos maias.
O Noj Kaax Meen Elijio Panti National Park, como outras renomadas reservas naturais espalhadas pelo país, é abençoado com maravilhas naturais e mistérios antigos, com o toque adicional de selvas exuberantes e vida selvagem, tornando-o um local privilegiado para os viajantes aventureiros e exploradores. Trilhas medicinais e sistema de cavernas revelam evidências dos antigos residentes maias de Belize.
Herança maia
Bem no coração da Reserva Florestal de Chiquibul encontra-se um dos maiores e mais impressionantes sítios arqueológicos maias de Belize: Caracol, onde numerosos monumentos mostram sua relevância na história desta civilização.
Às margens do Rio Macal, Cahal Pech, que no passado era um centro cerimonial com templos, oferece uma vista panorâmica espetacular de San Ignácio e do Vale do Rio Belize. O local é particularmente importante pelas informações que fornece sobre os primeiros assentamentos maias na região, pelo seu grande número de estatuetas pré-clássicas e pela sua complexa arquitetura residencial. Na verdade, o seu labirinto de salas interligadas constitui um excelente exemplo da arquitetura palaciana maia.
Nas profundezas das florestas encontra-se uma maravilha histórica, o sistema de cavernas Actun Tunichil Muknal (ATM). São 45 minutos de carro de San Ignácio e uma caminhada de 45 minutos pela bela reserva natural Tapir Mountain, com inúmeras travessias de riachos na selva. Uma verdadeira aventura, que garante uma experiência única em um dos locais mais impressionantes de Belize. Também conhecido localmente como “Xibalba”, você encontrará evidências de cerâmica, grés e esqueletos.
No topo de uma colina, na vila de San Jose Succotz, com vista panorâmica do distrito de Cayo, fica Xunantunich, cuja área era um importante local cerimonial construído sobre uma crista natural de calcário durante o Período Clássico. Contém seis praças, com mais de 25 templos e palácios maias.
Três vezes maior que Xunantunich e ainda sendo escavado, El Pilar é um dos maiores sítios arqueológicos maias do período clássico de Belize. Nele é possível contemplar como era a vida desta civilização, descobrindo casas comuns e jardins de plantações. El Pilar foi ocupado de 800 a.C. a 1000 d.C. e teve mais de 20 mil residentes.
Embora esteja situada na vila de San Antonio, a San Antonio Women’s Cooperative é uma ótima dica por ser acessível a partir de Mountain Pine Ridge. A Cooperativa de Mulheres oferece aos viajantes uma porta de entrada para a herança e a tradição maias. Por meio de experiências imersivas, como aulas de culinária indígena e fabricação de cerâmica antiga, os visitantes podem se aprofundar na rica tapeçaria da cultura maia e, ao mesmo tempo, apoiar os artesãos locais.
E que tal explorar um lado botânico de Belize?
Através de uma trilha pela Rainforest Medicine Trail é possível aprender sobre a medicina natural e tradicional maia. Eles usavam, por exemplo, plantas como o gumbo-limbo vermelho para vários fins medicinais.
Ainda tendo a flora como destaque, o destino é o Belize Botanic Gardens, trabalho da vida de Ken duPlooy, um ornitólogo que morreu em 2001. Sua esposa Judy e família continuam o trabalho até hoje e são conhecidos como algumas das pessoas mais legais que você encontrará em sua viagem pelo país.
Situados às margens do Rio Macal, os jardins são um conjunto de centenas de árvores, plantas e flores nativas da América Central. Os destaques incluem a exposição de orquídeas, com mais de 100 espécies diferentes.
Migrando para a fauna, o Chaa Creek Natural History Centre é o local ideal para ver e aprender sobre insetos e répteis como cobras, mas se eles não são para você, o Centro também abriga uma criação de belas borboletas. Entre os exemplares espécies incríveis, como a Blue Morphos, que lembra brincos de jade.
Outra dica relacionada ao reino animal é o Green Iguana Conservation Project, um esforço contínuo que visa conservar e cuidar das espécies ameaçadas de extinção de iguana verde em Belize. O Projeto utiliza exposições e programas interativos para ajudar a educar os visitantes e conscientizar o público em geral. Oferece o Programa Adote uma Iguana e o Iguana Kids Club, ambos arrecadando recursos para sustentar e custear bolsas de estudo e sustentar o Projeto. A conservação de iguana verde é, há muitos anos, uma das atrações mais populares do San Ignacio Resort Hotel e que é classificado pelo TripAdvisor como a atividade número 1 na área de San Ignácio.
TURISMO: Praias, selvas e tesouros maias em Belize
Mercadão
Para encerrar com chave de ouro este giro pelo distrito de Cayo, eis o San Ignacio Market, situado às margens do rio Macal. Animado e diversificado, este mercadão oferece uma variedade de produtos e experiências. Tudo em meio à atmosfera movimentada e de muitos idiomas falados por vendedores de diversas origens.
Todos os sábados, o Mercado de San Ignacio recebe agricultores, artesãos e vendedores de alimentos das aldeias vizinhas apresentando seus melhores produtos, artesanato e deliciosos pratos de Belize. Os turistas podem explorar corredores adornados com frutas, vegetais e plantas tropicais ao lado de artesãos que vendem cestas, tecidos e joias primorosamente tecidas. É um ótimo local para sentar e saborear iguarias locais. Sem contar que é uma experiência cultural incrível.
E para relaxar das muitas possibilidades de passeios, nada melhor que hospedagens que mantenham o protagonismo do meio ambiente e o estilo aventureiro de San Ignacio, porém com serviços e comodidades premium.
A região dispõe de belos lodges e resorts boutique, inclusive empreendimentos 5 estrelas, rodeados pela exuberante floresta tropical, garantindo uma combinação ideal de luxo e aventura, perfeito para quem busca explorar a cultura local e desfrutar de aventuras ecológicas.
Com apoio TM Americas