Com a temporada de verão os aeroportos ficam lotados e as companhias aéreas remanejam rotas, criam novas e buscam atender a todos. Azul e Latam estão disponibilizando quase 5,7 mil viagens extras, enquanto a Gol terá quase 21 mil operações só em janeiro. Essas três detém praticamente todo o movimento de passageiros no país. E chegando esse período que aquece o fluxo de pessoas nos aeroportos, não é raro acontecer problemas, como atraso ou cancelamentos de voos, além das filas nos terminais. Pois pensando nisso, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), a Infraero e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) lançaram para os passageiros, de forma online, cartilhas com dicas para prevenir estresses neste momento que deve ser de descanso e diversão. O guia traz dicas sobre documentação, bagagens, o que pode ou não pode levar no avião, check in e embarque, atraso e cancelamento, como viajar com crianças, dentre outros.
Clicando nesse link, você tem acesso a toda a cartilha.
TURISMO: Veja para onde viajar no Brasil
Já o Ministério do Turismo tem disponível as cartilhas do “Consumidor Turista”, com dicas que abrangem também as viagens de carro, ônibus e até mesmo segurança para turismo em ambientes naturais.
Ao todo, os passageiros têm o conteúdo de cinco cartilhas bastante didáticas e que trazem uma abordagem bem completa para os passageiros com legislações, regras, direitos e deveres, sites importantes para o consumidor e muito mais.
Para acessá-las gratuitamente basta acessar esse link que você será direcionado a todas as publicações.
Um levantamento da Embratur revela que o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia quanto ao número de voos ofertados. Em 2019 e 2023, o número chegou a 64,8 mil viagens, cifra também 40% maior que a registrada no ano de 2022, quando a disponibilidade chegou a 46,2 mil. Além disso, entre janeiro e novembro, o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rota que haviam sido suspensas durante a pandemia.
Com apoio Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo