Setembro foi marcado por eventos climáticos devastadores que afetaram diversas cidades do Rio Grande do Sul deixando um rastro de destruição, incluindo bibliotecas. Em resposta a essa situação, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lançou uma campanha de doação de livros para auxiliar na restauração desses acervos literários em municípios atingidos pelas enchentes.
Nesse contexto, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), é uma parceira dessa iniciativa. O objetivo é claro: ajudar a recompor as bibliotecas danificadas durante o desastre climático, promovendo a cultura e a educação nas regiões afetadas.
A arrecadação das doações de livros de literatura em bom estado de conservação acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, durante o Festuris, no estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (Afeet) que apoia a iniciativa. É importante destacar que não serão aceitos livros de natureza didática.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) também se uniu a essa ação solidária reforçando o poder da solidariedade e da união em prol desse objetivo. Para o presidente da ABRAJET, Evandro Novak, a participação da entidade é muito importante: “Como jornalistas de turismo, entendemos a importância de preservar e enriquecer o patrimônio cultural de nossas regiões. Esta campanha é uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso não apenas com o turismo, mas também com a cultura e a educação. A ABRAJET sempre apoia iniciativas que promovam o bem-estar, o desenvolvimento e a preservação histórica. Fica aqui o convite para que cada jornalista faça a sua contribuição nessa ação solidária e divulgue em seu veículo de comunicação para que alcance o maior público possível”.
TURISMO: No Rio Grande do Sul, conheça o Roteiro Farroupilha Colonial
Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, convoca todos a se juntarem a essa iniciativa para a reconstrução do acervo das bibliotecas: “Todos que forem ao Festuris podem contribuir levando um livro em bom estado”.
Além da ABRAJET e Afeet, diversas outras instituições estão envolvidas na arrecadação de obras literárias em vários locais do Rio Grande do Sul, incluindo a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Biblioteca Erico Verissimo, Biblioteca Lucília Minssen, Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck, Biblioteca Estadual Romano Reif, Instituto Estadual do Livro e o Instituto Quindim.
O Festuris acontecerá de 9 a 12 de novembro no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. Essa iniciativa demonstra como a indústria do turismo está comprometida com causas sociais e culturais, além de seu papel fundamental na promoção de destinos e na reconstrução de comunidades.
Estão são outros endereços de arrecadação de obras literárias:
- Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Erico Verissimo e
- Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre);
- Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck (Rua República do Peru, 398 – Jardim Itu, Porto Alegre);
- Biblioteca Estadual Romano Reif (Largo da Bandeira, 64 – Passo d’Areia, Porto Alegre); Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318 – Independência, Porto Alegre) e
- Instituto Quindim (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar – Centro, Caxias do Sul).
Estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET) – dias 10 e 11/11, durante o Festuris.
Vânia Monteiro, Diretora de Marketing ABRAJET Nacional