Começa na próxima segunda, 18, a 17ª edição da Primavera dos Museus. Este ano o tema é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A programação em vários museus espalhados pelo Brasil segue até 24 de setembro.

A temporada cultural organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) contará nesta edição com a participação de 805 instituições de todas as regiões brasileiras que realizarão mais de 2,5 mil atividades inspiradas pelo tema deste ano. Toda programação está disponível nesse link e dividida por regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Nesse ano, o Ibram convidou museus e centros culturais brasileiros a refletir sobre seu papel na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. O tema reconhece que a democracia se faz a muitas mãos, inclusive com a participação de agentes ainda invisibilizados ou marginalizados.

A programação nacional inclui atividades presenciais e online como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.

TURISMO: Curitiba tem Museu que mostra o horror do Holocausto

Oficinas inclusivas

O Museu de História Natural do Mato Grosso (foto que abre a matéria), participa da Primavera dos Museus com oficinas inclusivas que possibilitam a participação de pessoas com deficiência nas atividades. Entre elas, estão jogo da memória da biologia, construção de vulcão caseiro, confecção de varal de lembranças e prática de ioga. As experiências ocorrem na área verde do Museu, aos sábados pela manhã, e são gratuitas ao público.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu de História Natural, explica que a programação foi pensada para o público refletir e celebrar a inclusão das pessoas com deficiência e outras minorias e por isso é possível a participação de pessoas com deficiências.

Para participar das atividades, os interessados devem realizar inscrições através desse link. As vagas são limitadas e as inscrições são abertas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem as oficinas.

Com apoio Ascom Ibram e Secom-MT

Comentários

Leave A Comment