Para viajar, toda maneira de transporte vale a pena. E no Brasil tem crescido as viagens de motorhome. A história conta que o primeiro modelo foi uma adaptação de um Ford T 1914. Segundo o site AutoPapo, “na dianteira, onde se acomodam o motorista e o passageiro, os bancos tradicionais foram substituídos por um sofá de couro que pode girar em 180º e compor a ‘sala de estar’. O motorhome ainda traz três camas, sendo uma delas um beliche, além de móveis de madeira – que representam muito bem a época em que ele foi produzido”.
E essa cultura de viajar junto com a casa evolui e os motorhomes foram sofisticando e evoluindo, acrescentando as novas tecnologias, com modelos chegando até R$ 1 milhão.
Mas, para quem pensa em comprar seu primeiro motorhome, qual escolher? Julio Lemos, cofundador da Estrella Mobil que fabrica esses veículos há mais de 20 anos, recomenda buscar a personalização do sonho e garante que é possível ter uma excelente casa sob rodas sem precisar arriscar muito: “É possível ter um modelo confortável que acomode bem toda a família e com bom custo/benefício para rodar na estrada. Inovações como autonomia de energia também são interessantes como complemento à ideia de aproveitar ao máximo o veículo”.
Na Estrella, o modelo lançamento de 2023 que atende a esse perfil de clientes que busca o primeiro motorhome, é o Asterix, montado sob chassi da Renault Master (L3), com 5,90 metros de comprimento total e 2 metros na largura, diesel, com tração dianteira e excelente layout interno. Segundo Julio, “é um carro ágil e prático para rodar no dia a dia, com ar-condicionado, toldo e autonomia de energia. Tem quase seis metros de comprimento, baixo custo e atende até quatro pessoas confortavelmente para viajar e dormir”.
TURISMO: Cidades para conhecer no Brasil
O Asterix tem duas camas espaçosas (2×1,40 metros e 1,30×2 metro), sendo uma sob a cabine; janelas em acrílico duplo; painel da cabine com central multimídia; tela de retrovisor eletrônico; cozinha completa com micro-ondas, fogão cooktop duas bocas, pia e geladeira importada a bateria, extensor de bancada, sistema de aquecimento de água via boiler; banheiro completo; sala de visitas com cinto de três pontas para maior segurança; bancos da cabine giratórios para integrar com o espaço interno; painel de controle (para acompanhar baterias e sistema solar, nível dos tanques, bombas etc); lateral externa com cozinha e porta-malas que cabe máquina de lavar e materiais extras como mesas e cadeiras. Clicando aqui, um vídeo mostra todos os detalhes do Asterix.
Além do Asterix com custo entre carro mais montagem em torno de R$ 520 mil, a Estrella tem no seu portfólio os modelos Hadar, Capela e Rigel (para 4 pessoas), Comet (5 pessoas) e Vega (6 pessoas).
Com apoio Engaje Comunicação