De 19 a 21 de maio de 2023, acontece em São Paulo a Avistar Brasil 2023, evento que celebra as aves e a natureza com feira, exposição, congresso, encontros e, claro, saídas para observação.

E nos três dias de atividades, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, através da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento sustentável, fará uma blitz do Polo de Ecoturismo com uma van para divulgar e fortalecer os atrativos da região ao público presente com mapas da cidade e postais. Também haverá uma tenda com produtos da região, como mel e derivados, cachaça, geleias, frutas, artesanato indígena e outros.

No domingo, 21 de maio, o primeiro roteiro de imersão será de dia inteiro no Polo, com passagem em dois importantes pontos para os aficionados pela prática. Na parte da manhã será na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sítio Curucutu, onde já foram registradas 238 espécies na plataforma eBird. E o segundo local será no Parque Natural Municipal (PNM) Bororé, que tem 470 hectares e fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia.

Já na segunda-feira, 22 de maio, o segundo roteiro fará a visita exclusivamente na RPPN Sítio Curucutu somente no período da manhã. Serão duas oportunidades de conhecer o Polo e ter contato com a natureza.

TURISMO: Conhecendo São Paulo de bicicleta

As aves da capital

Numa metrópole como São Paulo, é bastante comum ver aves como periquitos, tico-ticos, bem-te-vis e quero-queros. Quem tiver um olhar mais atento e conhecer diferentes espécies poderá reconhecer pica-paus, gaviões, corujas – de hábito mais noturno –, garças, tucanos e outras belezas com asas da natureza em plena cidade.

Existem mais de 370 espécies diferentes de aves catalogadas na cidade pela Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Esta riqueza inusitada inclui aves migratórias, endêmicas e até mesmo espécies ameaçadas de extinção.

Para algumas pessoas o ato de observar pássaros não é apenas de contemplação, como também uma prática de lazer e atividade ao ar livre levada como hobby, o birdwatching, ou observação de aves. É um segmento que cresce dentro do ecoturismo e a cada dia tem mais praticantes no Brasil.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo, no extremo sul da capital paulista, é uma região com matas preservadas onde é possível avistar algumas aves mais difíceis de serem encontradas na área de mancha urbana.

Há quem goste de observar os pássaros apenas com um binóculo e aqueles que preferem registrar esses momentos com câmera fotográfica.

Os dias 21 e 22 de maio são, assim, oportunidade para quem já faz observação de pássaros e para aqueles que querem conhecer essa modalidade de ecoturismo.

Com apoio SPTuris

Comentários

Leave A Comment