37 praias e uma ilha que ainda oferece privacidade no Caribe. Próxima a Costa Rica, Saint Martin é o local para quem busca um mar deslumbrante, muito sol e o charme de um destino cool.

Ainda pouco conhecida no Brasil, Saint Martin permite que a viagem de descanso seja aproveitada em sua essência e que o melhor da natureza e da cultura local seja descoberto sem grandes multidões.

A riqueza de Saint Martin começa na sua história. Apesar de pequena, com 95 km², seu território é dividido em dois como consequência de anos de disputa. Ao Norte fica a parte francesa (Saint Martin) e ao Sul a holandesa (Saint Maarten). Os territórios são independentes entre si, mas conversam para oferecer o melhor do turismo.

Ilet Pinel em Saint Martin.

A estrutura do destino conta com charmosos hotéis boutique e resorts all inclusive, para quem não abre mão da comodidade.

O clima mais intimista, no entanto, não significa monotonia. As opções de lazer incluem 37 praias para a prática de esportes aquáticos, mergulho, passeios de barco ou até mesmo nudismo. Já a natureza garante lindas trilhas.

Na gastronomia, a riqueza cultural, com mistura de sabores caribenhos, franceses e holandeses torna a experiência única. Não se pode deixar de experimentar o Johnny Cake, bolinhos que, diz a lenda, eram muito populares pela facilidade de preparo e transporte.

Já na bebida, o rum é imperdível e tem produção local.

Quem busca mais agitação, no lado holandês – Saint Maarten, separados por apenas 16 km – há opção de cassinos, e toda a ilha é duty-free, o que a torna perfeita para compras.

Baie Rouge. Foto: Theo Demanez

Como um local multicultural, são várias as moedas em circulação. No lado francês é bem comum o uso do euro para as compras, apesar do dólar também ser aceito. Já do lado holandês a moeda é o Florim Antilhano ou o dólar.

O turista brasileiro não necessita de visto para uma estadia de até 90 dias.

Para chegar até a ilha, a Copa Airlines possui voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, com escala na cidade do Panamá. O percurso leva em torno de 10 horas. O turista ainda pode aproveitar o programa de stopover da companhia e curtir alguns dias na bela capital panamenha sem pagar a mais por isso com outra passagem.

Maho Beach e seu aeroporto mítico

É em Saint Martín que fica Maho Beach, a atração mais famosa da pequena ilha, que ganha o mundo nas redes sociais.

Por estar localizada na “ponta” da pista do Aeroporto Internacional Princesa Juliana, o lugar rende fotos e vídeos incríveis de aviões voando baixo sobre a praia.

Maho Beach. Foto: Ramon Kagie/Unsplash

Como a área de pouso é relativamente curta, as aeronaves precisam tocar o solo já na cabeceira da pista. Boeing 747, Airbus A340 e até mesmo o famoso Concorde já aterrissaram nesta pista mítica no universo da aviação.

CONHEÇA: Os 10 aeroportos mais desafiadores para os pilotos

Observar os aviões tornou-se uma atividade tão popular que os horários de partida e chegada das diversas companhias aéreas são afixados em um quadro nos bares vizinhos.

Pouco antes de deixar a ilha e embarcar, muitos viajantes optam por um almoço no terraço dos muitos bares e restaurantes do bairro de Maho para assistir à chegada do seu voo.

Quem leva

A BWT Operadora é a parceira oficial de Saint Martin no Brasil e possui diversas opções de pacotes com diferentes categorias de hospedagem. Segundo Gabriel Cordeiro, gerente geral da Operadora, “St. Martin consegue congregar o melhor da alta hotelaria e do turismo em um destino ainda longe do polo massivo da região e com preços mais acessíveis”.

Praia de Saint Martin.

Com apoio Agência Casa

Comentários

Leave A Comment