Talvez o momento mais importante de uma viagem seja a sua preparação, a hora da compra. É no planejamento que se pode evitar perrengues e situações desconfortáveis que fazem uma viagem, seja de lazer ou negócios, numa frustração. É nessa hora que você escolhe o melhor horário de voo, a hospedagem, consulta sobre passeios, já começa a viajar e muitas vezes fica em dúvida se busca a viagem numa agência física ou on-line.
Antigamente, quem tem mais idade, ao viajar comprava o “Guia Quatro Rodas”, da Editora Abril, para consultar sobre hotéis, restaurantes e atrações (museus, parques, praias etc). O Guia, editado até 2014 com uma edição especial em 2015 de 50 anos, vinha com um mapa rodoviário que ajudava muito em viagens terrestres.
Hoje, além das agências de viagens tradicionais, com a evolução da internet, o viajante e potencial turista tem “n” alternativas e opções para consultar sobre a viagem. Ontem, e ainda hoje, as agências de viagens são o suporte em endereços fixos para quem busca um aconselhamento profissional para sua viagem.
Algoritmos
Mas as “agências on-line” vieram como modernização para agitar o mercado.
Atualmente, sites que comercializam passagens aéreas, hospedagens, ingressos para shows, aluguel de carros e atrações turísticas são tantos que o consumidor fica perdido em meio a tantas alternativas.
E, com um agravante: no mundo digital fez uma pesquisa sobre um voo, por exemplo, em segundos começam a pipocar no celular e computador várias ofertas, resultado da sua pesquisa. Os algoritmos não nos dão descanso!
Mas, entre procurar uma agência de viagens com endereço e telefone e fazer uma compra on-line, o que é melhor para quem está pesquisando sobre um passeio?
A Now Boarding vai tentar tirar essa dúvida.
Não são raros os casos expostos em site de reclamação de consumidores com queixas sobre compras feitas on-line que não deram certo. Existem também queixas contra agências de viagens que já deixaram grupos de turistas na mão. Para os dois casos, é só dar um Google.
As agências on-line oferecem a facilidade de buscar um serviço de turismo sem sair de casa ou do trabalho, direto do computador e celular. Entretanto, essa vantagem de não ter que se deslocar para um agência de viagens física tira a oportunidade de o consumidor ter na agência “negociações entre hotéis, por exemplo, e as agências de viagens por meio de operadoras e do próprio relacionamento que a agência possui com o mercado que os sites não possuem, e isso pode gerar tarifas diferenciadas e até mesmo upgrades”, afirma João Alceu Rigon Filho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).
Desconto
Caio Kuhner, gerente comercial do Hurb, diz que o consumidor “consegue grandes descontos on-line, de uma forma cada vez mais dinâmica que as lojas físicas muitas vezes não conseguem chegar ou competir”, e prossegue: “Ele consegue fazer comparativos entre as agências on-line para buscar o melhor negócio em tempo real”.
Desconto, melhor preço, o melhor custo-benefício. É isso que todo o turista quer e busca, seja pesquisando on-line ou indo a uma agência de viagens. Essa competição é boa para quem compra.
Paula Rocha, sócia proprietária da agência de viagens GR Turismo e Viagens, de Curitiba, desmistifica a impressão de muitos de que comprar numa agência física o aéreo, hospedagem e passeios vai custar mais caro. Taxativa, a profissional fala que não cobramos nada além do que um hotel, se for o caso, nos cobra, e isso acontece também com os outros serviços”. Mas então, como a agência ganha? “Somos comissionados em tudo e não colocamos valores em cima. Nem sempre as agências de viagens são mais caras e por isso fazemos e buscamos todas as cotações do serviço que o cliente quer”.
João Rigon Filho, da Abar-PR, reforça que procurar “agência de viagens para comprar serviços de hotelaria, passagens aéreas, seguros de viagem e muitos outros produtos e serviços turísticos oferece não só a segurança, mas a praticidade para o passageiro que não paga mais por isso; a comissão do agente de viagens é paga pela outra parte, a do trade turístico”.
A Decolar diz que conta com mais de 2,2 mil agentes disponíveis para assessorar tanto a venda quanto o pós-venda. “Ele tem a liberdade de escolher e montar uma viagem do seu jeito entre todo o arsenal de produtos e serviços disponíveis no site, incluindo hospedagem, voos, passeios, aluguéis de veículos”, destaca Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.
Paula, da GR Turismo, realça que “na grande maioria das vezes os valores são iguais e aqui cabe sempre ver a questão da regra da tarifa, se ela é reembolsável, de ver a forma de pagamento porque tem alguns sites que marcam o pagamento para o local e não parcelam e, se esse pagamento for no Exterior tem o IOF do cartão que acresce ao valor da compra”.
O Hurb, segundo Caio, diz que consegue chegar “a até 65% de desconto exclusivo para nossos viajantes, ressaltando que esses descontos variam dependendo do hotel, sazonalidade e/ou campanhas do Hurb”. Na Decolar a grande vantagem é adquirir pacotes. “Ao fazer essa opção – relata Daniela – selecionando a partir de dois produtos ou serviços, o cliente pode gerar uma economia de até 35% em comparação ao que é pago comprando os produtos separadamente”.
A diferença entre as duas agências, para o presidente da Abav-PR, é que “a suposta redução do valor implica na falta de alguns serviços prestados pelo agente de viagens e que fazem grande diferença especialmente se há problemas numa reserva. Afinal, com um profissional de ‘carne e osso’ o cliente pode conversar a qualquer tempo”. Paula reforça essa questão explicando que quando um cliente “encontra na internet um valor x que é o menor que oferecido pela agência, faço questão de acompanhar a compra junto com o cliente e fazê-lo ir até o fim quando chega a aba de pagamento justamente para ver qual será o valor pago e quais as taxas que não fazem parte do valor”
Essa questão, diz Daniela, é superada na Decolar que oferece ao cliente a “opção ‘O que este preço inclui?’ onde é possível ter acesso a detalhes da reserva incluindo taxas e descontos mesmo antes da contratação do serviço”. No Hurb, “todas as taxas estão embutidas no valor total pago pelo cliente ao finalizar a reserva”, fala Caio.
E se der problema?
Mas superada a compra, escolhida a viagem, como fica o atendimento a partir do momento que se chega ao aeroporto?
Fazer venda, seja agência física ou on-line, todas querem, mas o cliente não quer só isso. Muitas vezes vai precisar de um apoio, seja no momento do check-in no balcão da companhia aérea (infelizmente overbookings não acabaram) ou quando se entra no apartamento e se constata que o equipamento não era aquele que estava nas fotos ou no catálogo.
Aí, conta Paula Rocha, “é que eu digo que vida de agente de viagens é 24 horas no ar. Sempre estamos à disposição do nosso cliente, onde quer que esteja, para resolver problemas ou até mesmo remarcar passagens ou estender a viagem para outro destino”. Ao final da compra, a GR Turismo informa ao cliente os meios para entrar em contato om a agência para resolver problemas ou sanar dúvidas durante a viagem. Tanto Hurb quanto Decolar dizem que estão à disposição de seus clientes. Na Decolar a aba “Ajuda” no site e app “oferece assistência em todos os processos”, diz Daniela, e Caio fala que “a central via chat no app ou no site tem consultores que farão o possível para auxiliar na resolução do problema”.
O contato telefônico no Hurb é feito neste link quando é solicitado horário para atendimento.
O importante é viajar. Pesquisar com antecedência o destino, procurar aquele que seja o melhor para o tipo de viajante que você é e buscar em todos os canais, seja na frente de um computador ou numa conversa com um agente de viagem numa loja física, o melhor produto ou pacote para você fazer a viagem que merece.
Vamos então para uma simulação de reserva de diárias no final de semana de 16 a 18 de junho em dois hotéis icônicos no Brasil e na Argentina: o Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Hotel Faena, em Buenos Aires.
As cotações foram feitas hoje, 2 de fevereiro.
Na GR Turismo e Viagens, um casal no Belmond Copacabana paga para o final de semana R$ 5.928,42 com taxas inclusas e no Hotel Faena, R$ 3.646,85.
No Hurb, a pesquisa para o Belmond Copacabana indicou outras hospedagens e para o Faena ficou em R$ 3.327,66 com as taxas.
HOSPEDAGEM: A experiência Faena
Na Decolar, o casal no Belmond Copacabana paga R$ 4.659 com taxas e em Buenos Aires, no Faena, R$ R$ 3.532 com taxas.
A Bokking.com foi convidada a participar da matéria, mas não respondeu as questões solicitadas.
Buying a trip at a physical agency or online: which is better?
Perhaps the most important moment of a trip is its preparation, the time of purchase. It is in planning that you can avoid perrengues and uncomfortable situations that make a trip, whether for leisure or business, in frustration. It is at this time that you choose the best flight time, accommodation, consult about tours, start traveling and often are in doubt whether you are looking for a trip at a physical agency or online.
In the past, older people used to buy the “Guia Quatro Rodas”, from Editora Abril, to consult about hotels, restaurants and attractions (museums, parks, beaches, etc.). The Guide, edited until 2014 with a special edition in 2015 of 50 years, came with a road map that helped a lot in land travel.
Today, in addition to traditional travel agencies, with the evolution of the internet, the traveler and potential tourist has “n” alternatives and options to consult about the trip. Yesterday, and still today, travel agencies are support at fixed addresses for those seeking professional advice for their trip.
Algorithms
But “online agencies” came as a modernization to shake up the market.
Currently, there are so many websites that sell airline tickets, accommodation, concert tickets, car rental and tourist attractions that the consumer is lost among so many alternatives.
And, with an aggravating factor: in the digital world, you did a search on a flight, for example, in seconds, various offers, the result of your search, began to pop up on your cell phone and computer. Algorithms give us no rest!
But, between looking for a travel agency with an address and telephone number and making an online purchase, which is better for someone looking for a tour?
Now Boarding will try to solve this doubt.
Cases exposed on consumer complaint websites with complaints about purchases made online that did not work out are not rare. There are also complaints against travel agencies that have already let tour groups down. For both cases, just Google it.
Online agencies offer the facility to search for a tourism service without leaving home or work, straight from your computer and cell phone. However, this advantage of not having to go to a physical travel agency removes the opportunity for the consumer to have at the agency “negotiations between hotels, for example, and travel agencies through operators and the relationship that the agency has with the market that the sites do not have, and this can generate different rates and even upgrades”, says João Alceu Rigon Filho, president of the Brazilian Association of Travel Agencies of Paraná (Abav-PR).
Discount
Caio Kuhner, commercial manager at Hurb, says that the consumer “gets huge discounts online, in an increasingly dynamic way that physical stores often cannot reach or compete”, and continues: “He manages to make comparisons between online agencies to seek the best deal in real time”.
Discount, best price, best value for money. This is what every tourist wants and seeks, whether searching online or going to a travel agency. This competition is good for those who buy.
Paula Rocha, partner and owner of the travel agency GR Turismo e Viagens, from Curitiba, demystifies the impression of many that buying flights, accommodation and tours from a physical agency will cost more. Clearly, the professional says that we do not charge anything more than what a hotel, if any, charges us, and this also happens with other services”. But then, how does the agency win? “We are commissioned in everything and we don’t put values on top. Travel agencies are not always more expensive and that is why we do and seek all the quotes for the service that the customer wants”.
João Rigon Filho, from Abar-PR, reinforces that looking for “a travel agency to buy hotel services, airline tickets, travel insurance and many other tourist products and services offers not only security, but practicality for the passenger who does not pay more for it; the travel agent’s commission is paid by the other party, the tourist trade”.
Decolar says it has more than 2,200 agents available to advise on both sales and post-sales. “They are free to choose and set up a trip their way from the entire arsenal of products and services available on the site, including accommodation, flights, tours, car rentals”, emphasizes Daniela Araujo, Director of Air Products at Decolar.
Paula, from GR Turismo, emphasizes that “most of the time the values are the same and here it is always worth looking at the question of the tariff rule, whether it is refundable, to see the payment method because there are some sites that mark the payment for the place and do not pay in installments and, if this payment is abroad, there is the IOF on the card that is added to the purchase price”.
Hurb, according to Caio, says it manages to reach “up to 65% exclusive discounts for our travelers, noting that these discounts vary depending on the hotel, seasonality and/or Hurb campaigns”. At Decolar, the great advantage is purchasing packages. “By making this option – reports Daniela – selecting from two products or services, the customer can generate savings of up to 35% compared to what is paid by purchasing the products separately”.
The difference between the two agencies, for the president of Abav-PR, is that “the supposed reduction in value implies the lack of some services provided by the travel agent and that make a big difference, especially if there are problems with a reservation. After all, with a ‘flesh and blood’ professional, the client can talk at any time”. Paula reinforces this issue by explaining that when a customer “finds a value x on the internet that is the lowest offered by the agency, I make a point of following up with the customer on the purchase and making him go through with it when the payment tab arrives. to see what amount will be paid and what fees are not part of the amount”
This issue, says Daniela, is overcome at Decolar, which offers the “option ‘What does this price include? At Hurb, “all fees are included in the total amount paid by the customer at the end of the reservation”, says Caio.
What if there’s a problem?
But once you’ve made the purchase, chosen the trip, how is the service from the moment you arrive at the airport?
Making sales, whether physical agency or online, everyone wants it, but the customer doesn’t just want that. You will often need support, either when checking in at the airline counter (unfortunately overbookings have not ended) or when you enter the apartment and discover that the equipment was not what was in the photos or in the catalogue.
That’s when, says Paula Rocha, “I say that life as a travel agent is 24 hours in the air. We are always available to our customers, wherever they are, to solve problems or even reschedule tickets or extend the trip to another destination”. At the end of the purchase, GR Turismo informs the customer of the means to contact the agency to resolve problems or resolve doubts during the trip. Both Hurb and Despegar say they are available to their customers. At Decolar, the “Help” tab on the website and app “offers assistance in all processes”, says Daniela, and Caio says that “the center via chat in the app or on the website has consultants who will do their best to help resolve the problem” .
The important thing is to travel. Research the destination in advance, look for the one that is best for the type of traveler you are and look for the best product or package in all channels, whether in front of a computer or in a conversation with a travel agent in a physical store for you to make the trip you deserve.
So let’s go to a simulation of room reservations for the weekend of June 16th to 18th at two iconic hotels in Brazil and Argentina: the Belmond Copacabana Palace, in Rio de Janeiro, and the Hotel Faena, in Buenos Aires.
Quotations were made today, February 2nd.
At GR Turismo e Viagens, a couple at the Belmond Copacabana paid R$5,928.42 for the weekend, taxes included, and at the Hotel Faena, R$3,646.85.
At Hurb, the search for Belmond Copacabana indicated other accommodations and for Faena it was BRL 3,327.66 with fees.
At Decolar, the couple at Belmond Copacabana pays R$ 4,659 with taxes and in Buenos Aires, at Faena, R$ 3,532 with taxes.
Bokking.com was invited to participate in the article, but did not respond to the requested questions.
Comprar un viaje en agencia física u online: ¿qué es mejor?
Quizás el momento más importante de un viaje es su preparación, el momento de la compra. Es en la planificación que se pueden evitar perrengues y situaciones incómodas que hacen de un viaje, ya sea de ocio o de negocios, una frustración. Es en este momento que eliges el mejor horario de vuelo, alojamiento, consultas sobre tours, empiezas a viajar y muchas veces dudas si buscas un viaje en una agencia física o en línea.
Antiguamente, las personas mayores compraban la “Guía Quatro Rodas”, de la Editora Abril, para consultar sobre hoteles, restaurantes y atracciones (museos, parques, playas, etc.). La Guía, editada hasta 2014 con una edición especial en 2015 de 50 años, venía con una hoja de ruta que ayudaba mucho en los viajes terrestres.
Hoy, además de las agencias de viajes tradicionales, con la evolución de internet, el viajero y turista potencial tiene “n” alternativas y opciones para consultar sobre el viaje. Ayer, y todavía hoy, las agencias de viajes son apoyo en domicilios fijos para quienes buscan asesoramiento profesional para su viaje.
Algoritmos
Pero las “agencias en línea” llegaron como una modernización para sacudir el mercado.
Actualmente, son tantas las webs que venden billetes de avión, alojamiento, entradas para conciertos, alquiler de coches y atracciones turísticas que el consumidor se pierde entre tantas alternativas.
Y, con un agravante: en el mundo digital, hacías una búsqueda en un vuelo, por ejemplo, en segundos, en tu celular y computadora comenzaban a aparecer varias ofertas, resultado de tu búsqueda. ¡Los algoritmos no nos dan descanso!
Pero, entre buscar una agencia de viajes con dirección y teléfono y hacer una compra online, ¿cuál es mejor para alguien que busca un tour?
Now Boarding intentará resolver esta duda.
Los casos expuestos en sitios web de quejas de consumidores con quejas sobre compras realizadas en línea que no funcionaron no son raros. También hay quejas contra las agencias de viajes que ya han defraudado a los grupos turísticos. Para ambos casos, solo búscalo en Google.
Las agencias en línea ofrecen la facilidad de buscar un servicio turístico sin salir de casa o del trabajo, directamente desde su computadora y teléfono celular. Sin embargo, esta ventaja de no tener que ir a una agencia de viajes física le quita la oportunidad al consumidor de tener en la agencia “negociaciones entre hoteles, por ejemplo, y agencias de viajes a través de los operadores y la relación que tiene la agencia con el mercado que el los sitios no tienen, y eso puede generar tarifas diferentes e incluso upgrades”, dice João Alceu Rigon Filho, presidente de la Asociación Brasileña de Agencias de Viajes de Paraná (Abav-PR).
Descuento
Caio Kuhner, gerente comercial de Hurb, dice que el consumidor “obtiene grandes descuentos en línea, de una manera cada vez más dinámica que las tiendas físicas muchas veces no pueden alcanzar o competir”, y continúa: “Él logra hacer comparaciones entre agencias en línea para buscar la mejor oferta. en tiempo real”.
Descuento, mejor precio, mejor relación calidad-precio. Esto es lo que todo turista quiere y busca, ya sea buscando por internet o acudiendo a una agencia de viajes. Esta competencia es buena para los que compran.
Paula Rocha, socia y propietaria de la agencia de viajes GR Turismo e Viagens, de Curitiba, desmitifica la impresión de muchos de que comprar vuelos, alojamiento y tours en una agencia física costará más. Claramente, el profesional dice que no cobramos nada más de lo que nos cobra un hotel, si es que lo hay, y esto también pasa con otros servicios”. Pero entonces, ¿cómo gana la agencia? “Somos comisionados en todo y no ponemos valores encima. Las agencias de viajes no siempre son más caras y por eso hacemos y buscamos todas las cotizaciones para el servicio que el cliente quiere”.
João Rigon Filho, de Abar-PR, refuerza que buscar “una agencia de viajes para comprar servicios de hotel, pasajes aéreos, seguros de viaje y muchos otros productos y servicios turísticos ofrece no solo seguridad, sino practicidad para el pasajero que no paga más por eso; la comisión de la agencia de viajes la paga la otra parte, el comercio turístico”.
Decolar dice que tiene más de 2200 agentes disponibles para asesorar tanto en ventas como en posventas. “Son libres de elegir y organizar un viaje a su manera de todo el arsenal de productos y servicios disponibles en el sitio, incluidos alojamiento, vuelos, tours, alquiler de autos”, señala Daniela Araujo, Directora de Productos Aéreos de Decolar.
Paula, de GR Turismo, destaca que “la mayoría de las veces los valores son los mismos y aquí siempre vale la pena mirar el tema de la regla tarifaria, si es reembolsable, ver la forma de pago porque hay algunos sitios que marcan el pago del lugar y no pagan a plazos y, si este pago es en el exterior, está el IOF en la tarjeta que se suma al precio de compra”.
Hurb, según Caio, dice que logra alcanzar “hasta un 65% de descuentos exclusivos para nuestros viajeros, destacando que estos descuentos varían según el hotel, la temporada y/o las campañas de Hurb”. En Decolar, la gran ventaja es la compra de paquetes. “Al hacer esta opción – informa Daniela – seleccionando entre dos productos o servicios, el cliente puede generar ahorros de hasta un 35% respecto a lo que se paga comprando los productos por separado”.
La diferencia entre las dos agencias, para el presidente de Abav-PR, es que “la supuesta reducción de valor implica la falta de algunos servicios que brinda el agente de viajes y eso marca una gran diferencia, sobre todo si hay problemas con una reserva. Al fin y al cabo, con un profesional de ‘carne y hueso’, el cliente puede hablar en cualquier momento”. Paula refuerza este tema al explicar que cuando un cliente “encuentra un valor x en internet que es el más bajo que ofrece la agencia, me preocupo de hacer un seguimiento con el cliente en la compra y hacer que la cumpla cuando el pago llega la pestaña para ver qué cantidad se pagará y qué tarifas no forman parte de la cantidad”
Este tema, dice Daniela, está superado en Decolar, que ofrece la “opción ‘¿Qué incluye este precio? En Hurb, “todas las tarifas están incluidas en el monto total pagado por el cliente al final de la reserva”, dice Caio.
¿Qué pasa si hay un problema?
Pero una vez que has hecho la compra, elegido el viaje, ¿cómo es el servicio desde que llegas al aeropuerto?
Hacer venta, sea agencia física u online, todo el mundo lo quiere, pero el cliente no solo quiere eso. A menudo necesitarás apoyo, ya sea cuando hagas el check-in en el mostrador de la aerolínea (lamentablemente no han terminado las sobreventas) o cuando entres al apartamento y descubras que el equipo no era el que aparecía en las fotos o en el catálogo.
Ahí es cuando, dice Paula Rocha, “yo digo que la vida como agente de viajes son 24 horas en el aire. Siempre estamos disponibles para nuestros clientes, estén donde estén, para solucionar problemas o incluso reprogramar pasajes o extender el viaje a otro destino”. Al finalizar la compra, GR Turismo informa al cliente de los medios para contactar con la agencia para resolver problemas o resolver dudas durante el viaje. Tanto Hurb como Despegar dicen que están disponibles para sus clientes. En Decolar, la pestaña “Ayuda” en el sitio web y la aplicación “ofrece asistencia en todos los procesos”, dice Daniela, y Caio dice que “el centro a través del chat en la aplicación o en el sitio web tiene consultores que harán todo lo posible para ayudar a resolver el problema”.
Lo importante es viajar. Investiga previamente el destino, busca el que mejor se adapta al tipo de viajero que eres y busca el mejor producto o paquete en todos los canales, ya sea frente a un ordenador o en una conversación con un agente de viajes en una tienda física. para que hagas el viaje que te mereces.
Así que pasemos a una simulación de reservas de habitaciones para el fin de semana del 16 al 18 de junio en dos hoteles icónicos de Brasil y Argentina: el Belmond Copacabana Palace, en Río de Janeiro, y el Hotel Faena, en Buenos Aires.
Las cotizaciones se realizaron hoy, 2 de febrero.
En GR Turismo e Viagens, una pareja en el Belmond Copacabana pagó R$ 5.928,42 por el fin de semana, impuestos incluidos, y en el Hotel Faena, R$ 3.646,85.
En Hurb, la búsqueda de Belmond Copacabana indicó otros alojamientos y para Faena fue de R$ 3.327,66 con tasas.
En Decolar, la pareja en Belmond Copacabana paga R$ 4.659 con impuestos y en Buenos Aires, en Faena, R$ 3.532 con impuestos.
Bokking.com fue invitado a participar en el artículo, pero no respondió a las preguntas solicitadas.
Excelente matéria, com personagens, números e informação atualizada. Jornalismo de primeira!!!
Obrigado, Paulo!
Vindo de um jornalista profissional referência no segmento de Turismo, é de aquecer a alma!