Os passageiros na melhor idade, os idosos, podem, e devem, ser ajudados em cada passo nos aeroportos brasileiros, desde o check-in até o desembarque – seja por questões de locomoção, realização dos procedimentos de check-in, despacho de bagagem, verificação de segurança, embarque, serviços durante o voo, escalas e conexões, desembarque e recuperação de bagagem.

Para ter a permissão de viajar sozinha, a pessoa com deficiência deve ser capaz de usar o banheiro de forma independente, comer uma refeição sozinha, aplicar sozinha a medicação e usar a máscara de oxigênio, se for o caso, independentemente. No caso de uma deficiência que não permita a realização de quaisquer das situações acima, o passageiro deve ser acompanhado por outra pessoa que tenha mais do que 16 anos e esteja fisicamente apta.

Qualquer viajante portador de deficiência de locomoção pode solicitar uma cadeira de rodas para a companhia aérea. Esse passageiro pode também, despachar sua cadeira de rodas, andador ou bengala gratuitamente.

Portadores de deficiências cognitivas e/ou intelectuais também têm o direito de serem acompanhados e orientados durante todo o processo da viagem, da chegada ao aeroporto de embarque até a saída do aeroporto de destino.

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Entretanto, as necessidades especiais devem ser informadas antecipadamente, preferencialmente no momento da compra da passagem aérea. Também, é possível que a companhia aérea peça um atestado médico que comprove que a pessoa pode viajar de avião.

Nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos em São Paulo, Galeão e Santos Dumont no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Recife e Confins, em Belo Horizonte, pessoas que têm dificuldades ou os idosos, podem contar com o apoio da Aero Service, empresa que conta com equipe especializada no atendimento de embarque e desembarque, seja individual ou em grupos, para auxiliar nos procedimentos e evitar constrangimentos nos aeroportos.

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