Turistas que visitam Florianópolis agora contam com informação em tempo real na Rota Turística Inteligente. A capital catarinense conta com a plataforma Smart Destination, solução da Smart Tour Brasil, startup de Santa Catarina, que produz tecnologia aplicada ao turismo.
O acesso é por meio de QR Codes em 15 placas espalhadas em pontos turísticos da Ilha ou utilizando o App Smart Tour. A iniciativa faz parte do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes”, parceria do Sebrae com a Prefeitura de Florianópolis, que além desta solução conta ainda com outras ferramentas tecnológicas.
Vinicius De Luca Filho, superintendente de Turismo de Florianópolis, afirma que “a união entre turismo e tecnologia fez de Florianópolis um dos dez destinos turísticos inteligentes em transformação no Brasil. O uso cada vez mais frequente de soluções inovadoras aumenta a competitividade da capital catarinense. Temos cada vez mais dados, gerados pelos próprios turistas, para ações mais assertivas, promovendo um modelo de desenvolvimento baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes”.
Os visitantes e moradores de Florianópolis podem acessar a Rota Turística Inteligente através de beacons (pequenos dispositivos que se comunicam com smartphones por proximidade). Basta baixar o App Smart Tour, acionar o GPS e Bluetooth e direcionar a câmera do celular para os QR Codes das placas. “Durante o acesso, também é aplicada a pesquisa de demanda turística. O objetivo é proporcionar uma visão geral e atualizada sobre visitantes que circulam em Florianópolis, analisando, qualificando e traçando o perfil deles”, explica a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho. A pesquisa ajuda a avaliar a qualidade da infraestrutura e os serviços prestados pelo trade turístico local. É uma ferramenta importante para compreender os hábitos de consumo dos visitantes em diversas épocas do ano, o que possibilita um diagnóstico atualizado do turismo.
A plataforma tem uma novidade: além da ampliação de pontos, tem versões em áudios para os textos. Pesquisa, redação e locução são de Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, que é jornalista e guia de turismo. “O app tem versões em português, espanhol e inglês. Nos áudios e nos textos em português, incluímos expressões e o sotaque mané, que também é uma forma de manifestação cultural”, destaca Rodrigo.
Os textos são curtos, de leitura rápida, em até 2 minutos. São informações básicas para o visitante degustar e, se desejar, contratar um guia de turismo profissional. A recomendação é sempre buscar um profissional com Cadastur, um guia com cadastro nacional de profissionais de turismo.
TURISMO: 5 praias do Norte da Ilha de Florianópolis para visitar
Atualmente, a Superintendência de Turismo de Florianópolis monitora 31 pontos turísticos da capital.
Entre janeiro e julho de 2022, mais de 6, 5 mil avaliações foram coletadas, sendo que 92% delas foram positivas. O maior volume de interações ocorreu em julho (1.691 positivas). Março foi o período mais escasso, com pouco mais de 400 avaliações. Entre maio, junho e julho, alguns pontos chamaram atenção: o Mercado Público somou o maior número de avaliações, com 1.054. Em segundo lugar temos a Ponte Hercílio Luz (476) e o Parque de Coqueiros (271).
Fontes: Smart Tour Brasil e Guia Manezinho