Em junho começa o verão no Hemisfério Norte e, em Portugal, esse é um período com dias ensolarados e que convidam para atividades ao ar livre. O Alentejo, com sua capital Évora, apenas 130 km a Leste de Lisboa, tem praias intocadas, cidades cheias de atrações, monumentos históricos e castelos, em passeios que podem ter como companhia o vinho produzido na região.

Aqui, cinco dicas do que fazer no verão alentejano.

Patrimônio histórico

As pequenas vilas e vilarejos do Alentejo são surpreendentes e, no verão, ficam ainda mais belas.

Monsaraz está localizada no topo de um morro, tem um castelo imponente, ruas de pedras e vistas maravilhosas para o Alqueva, o maior lago artificial da Europa, e para os campos dourados típicos da região.

Monsaraz.

Assistir ao pôr do sol brindando com um bom vinho alentejano é uma das experiências mais impressionantes.

Outro destino fabuloso para visitar, Évora é a principal cidade do Alentejo e há muito o que se fazer. O Templo Romano, a Capela dos Ossos e a Igreja de São Francisco são exemplares da sua riqueza histórica.

Lago Alqueva

Nos arredores de Monsaraz, o lago Alqueva oferece ótimas oportunidades para os visitantes do Alentejo durante o verão, como atividades aquáticas em meio a cenários de natureza. É possível praticar stand up paddle, caiaque, fazer um tranquilo passeio de barco ou até mesmo um piquenique romântico nas margens do lago.

Lago Alqueva. Foto: Turismo do Alentejo

O céu noturno da região também é um convite aos olhos. A reserva Dark Sky Alqueva foi a primeira a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas pela pouquíssima poluição luminosa. Ela integra dez cidades do Alentejo e oferece atividades diversas aos viajantes, que incluem observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros.

No Observatório do Lago Alqueva, os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.

Praias alentejanas

O Litoral alentejano é encantador, com praias de tirar o fôlego e vilas bucólicas com muito sossego.

Entre os destaques da região está Zambujeira do Mar, que tem excelentes condições para a prática de esportes como surfe e bodyboard, e está rodeada por falésias altas e enfeitadas com suas casinhas brancas.

Para aqueles que preferem um lugar mais badalado, Comporta é o destino. Considerada a praia mais chique da Europa pelo jornal espanhol La Vanguardia, tem paisagens de areia branquinha e mar azul cristalino que atraem viajantes de todo o mundo, incluindo celebridades como Madonna, Shakira e Christian Louboutin, estilista que inclusive conta com propriedades na região.

Praia da Comporta. Foto: Turismo do Alentejo

O local tem variadas opções de restaurantes de alta gastronomia, beach clubs e hotéis cheios de charme, como a Quinta da Comporta, propriedade que se assemelha a um oásis em meio aos arrozais. O hotel tem uma decoração elegante, mas que reflete o rústico e a simplicidade da região, além de spa excelente, lounge com cinema e piscina infinita.

Trilhas e aventura

Os aventureiros têm diversão garantida no Alentejo.

Continuando pelo Litoral, um dos mais belos e mais preservados do Velho Continente, a Rota Vicentina soma 400 km de uma rede de trilhas com paisagens deslumbrantes.

Rota Vicentina. Foto; Facebook.

São três tipos: o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias em um itinerário rural com vários séculos; o Trilho dos Pescadores, que está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias ao longo das falésias; e os Percursos Circulares, com início e final no mesmo local.

Vinhos do Alentejo

O Alentejo é a meca para os amantes de vinho. Com tradição milenar nesta produção, conta com rótulos premiados e conceituadas vinícolas, como Herdade do Esporão, João Portugal Ramos ou Quinta do Quetzal, perfeitas para fazer uma degustação harmonizada com as iguarias locais.

Quinta do Quetzal. Foto: Gonçalo Villa verde

Em meados de agosto, durante o verão, dá-se início às vindimas, colheita das uvas para a produção dos vinhos e um dos melhores períodos para vivenciar o enoturismo na região.

Fazer a pisa das uvas ou até mesmo criar o seu próprio vinho, combinando as diferentes uvas colhidas no Alentejo, estão entre as experiências inesquecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment