O Litoral Norte de São Paulo é formado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Cada uma tem sua características, mas todas atraem visitantes pela variada opções de cultura, ecoturismo, gastronomia, esportes e turismo náutico.
Confira dez destas atrações:
Em Ubatuba, o Museu da Vida Marinha
Recém-inaugurado, o Museu da Vida Marinha de Ubatuba conta a história desde o período Jurássico. Uma das atrações de destaque é a remontagem da exposição Gigantes Marinhos – uma experiência imperdível e única para os visitantes com réplicas em tamanho real dos grandes animais que habitaram os mares da América do Sul desde a época dos dinossauros.
O espaço tem um auditório multiuso, além de biblioteca temática na área de meio ambiente, loja de souvenires, lanchonete e sanitários.
Em Ilhabela, a Trilha da Praia do Bonete
Com 12 km de extensão, a trilha que leva até a praia do Bonete tem subidas (foto que abre a matéria) e descidas que exigem um bom condicionamento físico. Porém, tanto o caminho, quanto o destino final, garantem uma experiência rica em biodiversidade e contato com a natureza.
O roteiro passa por lugares como as cachoeiras de Laje, Areado e Saquinho e pelo Mirante do Saquinho. Ali também é possível fazer observação de pássaros, como macucos e jacutingas. Situada ao sul da ilha, a trilha dura cerca de 3h30 até a praia do Bonete, que abriga uma comunidade caiçara.
Em Bertioga, Passeio de Escuna
Os passeios de escuna são boa alternativa para conhecer as principais atrações de Bertioga evitando grandes aglomerações. Segundo Helena Sotero, da Escuna Gênesis, os roteiros seguem rígidos protocolos para oferecer uma viagem segura aos visitantes.
A Escuna Pérola Negra, por exemplo, dispõe de passeios de 1h30 a 1h45 saindo do canal de Bertioga e passando por lugares como o Forte São João, Praia Branca, Ilha do Guará e as praias do Pinheirinho e Iporanga – inclusive com parada para mergulho.
Em Caraguatatuba, Birdwatching
Caraguatatuba possui ambiente propício para observação de aves tanto no Parque Estadual da Serra do Mar, com a trilha do Jequitibá, onde é possível avistar o Araçari-banana, entre outras espécies. E o Sítio do Jacu, na Tabatinga, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) totalmente preservada e com grande biodiversidade. Ali os visitantes encontram o saíra-sete-cores (Tangara seledon), o saíra-militar (Tangara cyanocephata), e mais.
Em Ubatuba, o Instituto Argonauta
Para o guia de Turismo profissional e proprietário da Agência Ubatuba Tour André Diniz, uma dica para se fazer em Ubatuba, saindo um pouco dos passeios pelas praias e daqueles dias de chuva, é o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.
O Instituto tem como objetivo a conservação do meio ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. E, para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
Em São Sebastião, Trilhas em Mata Atlântica
As trilhas pelo Sertão do Una e Barra do Una, em São Sebastião, exploram a rica vegetação de Mata Atlântica da região. Com percurso leve e duração de 3 a 4 horas, a atividade oferece ainda a oportunidade de banhos em pequenas cachoeiras e observação de arvores, pássaros, plantas e pequenos animais.
Em Caraguatatuba, o Parque Estadual Serra do Mar
O núcleo de Caraguatatuba tem 35.947 hectares de área, representando mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Com formação de remanescentes de Mata Atlântica, o ambiente tem mananciais, matas de encosta, rios e cachoeiras como principais atrativos.
De acordo com o guia de Turismo Tiago Saturnino, da Ecotur Caraguá, o lugar conta com estrutura para passeios para toda a família, incluindo trilhas de fácil acesso, mirantes e cachoeiras para banho. Destaque para a Cachoeira Esmeralda e a Trilha das Palmeiras.
Em Ilhabela, a Trilha do Pico do Baepi
Em Ilhabela, as dicas de Danilo Madeira Taino, diretor da Da.Ma.Ta Ecoturismo são de trilhas e atividades na natureza.
Localizado no Parque Estadual de Ilhabela, o famoso pico com 1.048 metros de altitude é ideal para a prática de montanhismo.
Em uma área rica em Mata Atlântica tem algumas espécies da fauna desta região e a trilha de 7,4 km oferece a oportunidade de contemplação da natureza ao redor, além de avistar pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes.
Em Bertioga, canoagem no Rio Jaguareguava
Com percurso calmo e paisagem que integra Mata Atlântica, mangue e restinga, o rio Jaguareguava – que significa “lugar onde a onça bebe água” em tupi-guarani – é destino para a prática de canoagem. Seja a bordo de canoas canadenses ou caiaques, a atividade encanta os amantes de ecoturismo.
Com águas cristalinas e pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite integração total à natureza.
A canoagem é um dos poucos passeios acessíveis de Bertioga, podendo receber quaisquer pessoas com deficiência, independentemente de seu grau de dificuldade, já que existem dois catamarãs adaptados especialmente para eles.
O rio Jaguareguava mostra claramente a transição do manguezal e da restinga. O passeio inicia-se num ponto de profundidade em média de 1,5 m de acordo com a maré, solo de mangue e todo cercado pelo manguezal no seu último quilômetro até a foz. Subindo em direção a nascente, logo este fundo de mangue se transforma em areias claras, que, somado às águas cristalinas que descem da cachoeira, mais as muitas prainhas que se encontram ao longo de 3 km serpenteando adentram a restinga do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Bertioga.
Em São Sebastião, passeio de lancha
Conforme indica Liza Monteleone, proprietária da Green Way Brasil, os passeios de lancha pela costa de São Sebastião são ideais para conhecer a região de forma segura e exclusiva.
Entre os roteiros sugeridos estão: As Ilhas, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos, Montão de Trigo e praias como Brava de Boiçucanga, Calhetas e do Curral – sendo essas duas em Ilhabela.
Fonte: Assessoria de Imprensa