Os passeios do Macuco Safari, em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, estão operando normalmente. Após o acidente com o desmoronamento de um paredão em Capitólio, Minas Gerais, no sábado, 8 de janeiro, a Marinha do Brasil verificou as condições de segurança do passeio feito nas Cataratas do Iguaçu e, após apresentação do mapeamento da região e dos dados repassados através de relatórios, demonstrando a segurança e os cuidados contínuos no Parque Nacional do Iguaçu, a Marinha do Brasil liberou a operação. O Grupo Macuco Safari faz os passeios há 36 anos sem nenhum registro de incidente geológico.

Certificação internacional

O passeio de barco Macuco Safari é considerado seguro e a empresa possui certificados com padrões internacionais como o Certificado de Conformidade e segue todos os sistemas de gestão da segurança e requisitos da “ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura e mais a certificação ISSO 14101 – Gestão ambiental. A finalidade desta ISO, é estabelecer os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura.

Nota de Esclarecimento

O Parque Nacional do Iguaçu emitiu Nota de Esclarecimento hoje, 11 de janeiro, com o seguinte teor:

O Parque Nacional do Iguaçu é referência mundial na conservação da natureza e no turismo sustentável. Um dos serviços oferecidos pela unidade é o passeio de barco, que leva os visitantes próximo às quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. É um passeio seguro, que possui as principais certificações com padrões internacionais.

Na segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Oeste do Paraná, na divisa com a Argentina, realizou reunião com a Marinha do Brasil, visando a fornecer informações adicionais sobre os procedimentos de monitoramento e segurança relacionados às atividades de visitação do Parque, mais especificamente o passeio Macuco Safari. A partir desta terça-feira, 11 de janeiro, o passeio seguirá operando normalmente.

Importante destacar que o Parque Nacional realiza periodicamente monitoramento de encostas.  Quando necessário e conforme recomendação dos especialistas a unidade realiza obras de contenção. Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque completou 83 anos de existência, trazendo a seus visitantes experiências inesquecíveis de maneira segura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment