Decidida a viagem de verão, a hora de arrumar a mala e o que levar toma algum tempo e sempre ficamos em dúvida sobre o que separar. Aqui, algumas dicas para ajudar a fazer sua mala de viagem.

Peças versáteis são essenciais

Uma das formas mais eficazes de ocupar estrategicamente o espaço da mala é dar preferência para peças versáteis que podem ser usadas em diversas ocasiões. Nesse caso, artigos como maiô e saída de praia ganham destaque, já que caem bem tanto na hora do banho de mar ou de cachoeira quanto em um contexto mais arrumado, de jantar ou festa.

Uma saída de praia um pouco maior, limpa e sem transparência serve como um vestido simples, indicado para churrascos ou restaurantes informais. Por outro lado, um maiô estampado consegue cumprir a função de body quando combinado com calças, shorts e saias.

Preferência por tons neutros

Na dúvida, a aposta por tons neutros sempre é uma opção estratégica, pois são cores mais fáceis de combinar. Por isso, jeans, branco, preto e cinza devem ir para a mala. Como se trata de uma viagem de verão, peças de cores claras, que retém menos calor e são mais frescas, podem ser mais indicadas.

Para quem não gosta de abrir mão de tons chamativos, é válido optar pelos detalhes: acessórios, brincos, pulseiras, cordões e anéis ou sapatos e peças como quimono e colete. Assim, a atenção vai para aquele artigo, que não irá brigar visualmente com os outros neutros.

Pensar em looks prontos

Para quem realmente preza por organização e deseja poupar tempo, é aconselhado planejar os looks com antecedência. Vale anotar, para não esquecer depois a combinação feita. Porém, para isso, é essencial que a pessoa tenha em mãos o itinerário da viagem, para saber exatamente para quais ocasiões deve levar cada roupa.

O aplicativo PackPoint permite que o viajante crie uma lista digital com tudo o que quer levar. Assim, é possível olhar o roteiro da viagem ao mesmo tempo em que utiliza o app para registrar as ideias de looks.

Ter opções para todos os tempos

É essencial estar preparado para imprevistos. Portanto, mesmo sendo uma viagem de verão, é importante pensar na possibilidade de frio e chuva.

A fim de manter a praticidade e ocupar menos espaço possível, a dica é focar em poucos itens, que podem ser de grande ajuda em momentos de aperto. Guarda-chuva pequeno, um casaco mais grosso de cor neutra e pelo menos uma calça jeans são exemplos do que não pode faltar na mala.

Itens indispensáveis

Ainda falando sobre itens que não podem faltar, é importante se atentar aqueles mais discretos, que podem passar facilmente despercebidos na hora da arrumação. Óculos de sol, protetor solar – facial e corporal -, sandálias de dedos e toalha, caso a pessoa vá para um local que não ofereça, são alguns deles.

Maximizar o espaço da mala

A consultora e personal stylist, Camile Stefano, dá dicas de como é possível maximizar o espaço da mala. “Planejando corretamente conseguimos deixá-la mais eficiente, economizando tempo e esforço ao se preparar para a viagem”, explica.

O primeiro passo, diz, é fazer um resumo sobre a viagem. “Quantos dias? Para onde? Qual o tipo de programação e de passeio? Esses são pontos importantes a serem considerados, assim como conferir a previsão do tempo para não passar apertos”, destaca.

Depois, Camile lembra que é mais assertivo planejar a mala já com looks montados para cada dia e cada ocasião, citando exemplos:

Dia 1

Manhã: praia

Biquíni/ maiô — 1 saída de praia e 1 chinelo

Look almoço: shorts jeans, regata e sandália

Noite: Jantar

Look: Vestido com sandália

Dia 02

Manhã: passeio pela cidade

Look: mesmo shorts jeans com outra blusinha

Noite: Barzinho

Saia, cropped, salto

De acordo com Camile, o objetivo deve ser montar os looks para todos os dias, de acordo com o lugar que será visitado, otimizando o máximo de peças. “Separe duas ou três blusinhas para um mesmo shorts. Uma peça que você usa em um dia durante a manhã, pode usar de noite, mudando os acessórios e complementos”, exemplifica.

Para visualizar melhor as combinações possíveis, Camile comenta que o ideal é colocar as peças sobre a cama e ir montando as composições. “Isso ajuda a enxergar as possibilidades e definir melhor o que levar. Além disso, leve sempre um chinelo e um calçado para o dia e um para noite, caso necessário. Se o salto for dispensável, leve sempre um tênis e uma sandália que pode ser usada tanto de dia quanto de noite”, diz.

E se aquela roupa amassou na mala, uma solução: pendure-a em um cabide e coloque-a no banheiro na hora de tomar um banho quente. O vapor vai ajudar a desamassar o tecido.

A mala certa

Marlene Oliveira é gerente de desenvolvimento da Lansay, fabricante nacional de malas de viagens, fala sobre a escolha da mala para cada tipo de viagem.

Vai viajar de avião, vai fazer um cruzeiro de navio? O meio de transporte e o tipo de passagem ou pacote de viagem adquirido pode mudar o tamanho de mala que pode ser levada.

Na hora da compra escolha o tamanho adequado para o que escolheu levar, pensando no que é permitido e no valor da bagagem despachada, caso haja cobrança da mala.

Para viagens aéreas a Anac tem algumas regras. A bordo é permitido levar, sem custo, uma mala que pese no máximo 10 kg e tenha as medidas: 55 cm de altura X 35 cm de largura X 25 cm de profundidade, incluindo rodas e alças. Além disso você pode levar uma peça extra que caiba embaixo do banco, pode ser uma bolsa, mochila, sacola ou frasqueira. Para despachar a sua mala pode ser tamanho grande ou médio, desde que não ultrapasse 23 kg, somados conteúdo e peso da mala.

Escolhido o tamanho, não abra mão da qualidade pelo preço. Nada mais desagradável do que ter problemas com sua mala, especialmente num momento de lazer. Observe o material, a estrutura, se é reforçada, avalie se vai transportar seus pertences com segurança.

Prefira o sistema de rodas com giro 360º e verifique se giram com facilidade. Observe ainda se as alças e os puxadores são resistentes e confortáveis. As malas com cadeado TSA permitem que a fiscalização da maioria dos aeroportos fiscalize sua mala sem violar o zíper. A Lansay oferece em sua linha malas nos tamanhos de bordo, média e grande, todas com cadeado TSA.

Ela também dá dicas de segurança: Documentos, dinheiro, joias e máquinas fotográficas vão na bolsa de mão ou mochila nas costas, nunca na mala. Em tempos de pandemia, não esqueça de ter sempre álcool em gel e algumas opções de máscaras de proteção para trocar durante a viagem. Além disso verifique as regras locais para a entrada. Testes PCR e comprovantes de vacinação estão sendo exigidos, inclusive na entrada de atrações turísticas

Fontes: Assessorias de Imprensa

Comentários

Leave A Comment