Em 2020 e 2021, cresceu o número de brasileiros que encontraram nos pets a companhia perfeita para os tempos de isolamento social. A pandemia da Covid-19 fez aumentar em 30% o número de animais domésticos nos lares brasileiros, segundo a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac). Com a reabertura das cidades e a preparação das famílias para as férias de fim de ano após a etapa mais crítica da pandemia, aumenta também a necessidade de preparar os cães e gatos nas dinâmicas das famílias e, principalmente, para quem vai fazer uma viagem com seu pet pela primeira vez.
A Mars Petcare, junto com o Better Cities for Pets (Melhores Cidades para os Animais), vem trabalhando para que cada vez mais cidades e estabelecimentos entendam a importância de abrirem suas portas para os pets.
Aqui, Fernanda Duran, médica Veterinária da Mars Petcare, dá algumas dicas para quem planeja viajar com seus animal de estimação.
Antes de viajar, leve o seu pet para o veterinário
Além de garantir o atestado de saúde, necessário para viagens de avião, a consulta é importante para garantir que todas as vacinas estejam atualizadas (as antirrábicas são obrigatórias para cães e gatos, mas há vacinas múltiplas recomendadas) e que o pet esteja protegido contra ectoparasitas como pulgas e carrapatos, muito comuns no verão. O veterinário também pode indicar as medicações adequadas para enjoos e estresse, também recorrentes nas viagens e festas de fim de ano.
Vai pegar estrada? Prepare o seu bichinho para essas viagens
Muitos bichinhos amam andar de carro. Mas quando o percurso é um pouco mais longo do que está acostumado, é preciso ter cuidados específicos.
Além do cinto de segurança para pets ou caixa de transporte, necessários para garantir a segurança, tenha em mãos as medicações prescritas pelo veterinário.
Como é comum os enjoos, verifique antes com o profissional qual a dosagem e o tempo correto para o uso do medicamento antiemético receitado.
No trajeto, também programe paradas para que ele possa fazer as suas necessidades fisiológicas e não esqueça de mantê-lo hidratado.
Vai de avião? Verifique as regras de transporte da companhia aérea
As viagens de avião com os pets são sempre motivo de preocupação – principalmente para os tutores de primeira viagem. Então é preciso estar atento às regras da companhia e às legislações do lugar de destino – nas viagens internacionais, principalmente.
Atestado de saúde e carteira de vacinação atualizadas são obrigatórios, mas também não se esqueça do conforto deles. As caixas de transporte precisam ter espaço suficiente para que possam se movimentar – e isso vale tanto para os animais que tem porte para viajar com o tutor quanto os que vão viajar nos porões da aeronave. Também identifique o animal com todos os dados e telefone.
Verifique se o hotel ou o local onde você vai ficar aceita pets
No Brasil, já existem diversas opções de hotéis, pousadas e outras hospedagens preparadas para receber seu animal.
Um grande passo nessa jornada de fazer com que os locais sejam mais acolhedores para famílias que viajam com animais de estimação, a Mars Petcare se uniu ao ALL – Accor Live Limitless para ampliar a oferta pet friendly em mais de trezentos hotéis da empresa em todo o Brasil a partir de uma nova política. Em celebração a essa conquista, até 31 de janeiro de 2022, os clientes têm até 20% de desconto + café de manhã nas hospedagens dos hotéis da rede.
Cuidados no destino escolhido
Chegou ao destino com o seu bichinho. Mas e agora? Não deixe de fazer programas com seu pet no novo local. Além daquele passeio pelas ruas, no parque, em trilhas ou na orla, faça antes de viajar uma pesquisa de estabelecimentos que aceitam bichinhos. Um shopping, um restaurante, um café… Ele pode ser uma companhia incrível nessas horas também.
Fique atento a possíveis mudanças de temperatura e tome cuidado com o calor. Assim como nós, eles também precisam se hidratar adequadamente e podem queimar as patinhas se caminhar no asfalto muito quente. Alimentos úmidos, como os sachês, são práticos, completos e balanceados e ainda mantém seu pet bem hidratado.
Se precisar deixar o seu pet em hotel, prepare ele para uma boa estadia
O primeiro passo é verificar se o espaço escolhido tem boas referências. Opte pelos já indicados por outros tutores que você conheça. Verifique as condições de higiene, se há espaços adequados ao porte do seu pet e verifique se há atendimento de emergência para caso ele necessite. Escolhido o lugar, visite antes com o seu cachorro e passe um tempo com ele, para que se adapte. No dia que for deixá-lo, leve brinquedos que ele mais gosta e ao menos uma peça de roupa sua para ele se sentir confortável. E não esqueça de levar a alimentação de que ele mais gosta e está acostumado.
Fonte: Assessoria de Imprensa