Pontes que cruzam rios enormes ou correntes estreitas, cobertas ou ao ar livre, com vãos pequeninos ou grandes arcos. Seja como for, toda ponte nasce com um objetivo: ligar dois pontos. E a República Tcheca tem, pelo menos três, que merecem selfies.

A última ponte de correntes na República Tcheca

Esta ponte, suspensa sobre o rio Lužnice, tem uma história curiosa.

Construída em meados do século 19 em Podolsko por Josef Lanna, foi transferida para este local em 1975 para evitar o seu rompimento devido a uma barragem.

Foto: Czech Tourism

Localizada perto da vila de Stádlec, no Sul da Boêmia, é a última ponte de correntes no estilo imperial na República Tcheca, e a única de seu tipo na Europa.

Nos seus 157 metros de comprimento e 6 de largura é comum ver fotógrafos tentando captar suas diversas perspectivas e atletas que aproveitam seu deck de madeira para atravessar o rio.

A imagem da ponte no outono com suas duas torres de pedra e árvores cor de fogo é impressionante.

Digno de um conto de fadas

Localizada em Nové Mĕsto nad Metují, é a ponte que mais inspira fantasia no país. Até o nome desta cidade da Boêmia Oriental parece fazer parte de um feitiço.

Foto: Czech Tourism

Esta plataforma, que encanta à primeira vista, foi desenhada pelo arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič, que em 1911 idealizou esta solução nos jardins do castelo para facilitar o acesso entre um terraço e o parque florido. Este profissional, que se caracterizou pela sua inspiração na arquitetura popular, surpreendeu com o estrado coberto em forma de casas que remetem às histórias de João e Maria.

A rainha de todas as pontes

A Ponte Carlos nunca deixará de fascinar pintores, fotógrafos e poetas que a cortejam em suas obras.

Quando os primeiros raios de Sol atingem o chão de paralelepípedos e iluminam as enormes torres góticas em ambas as extremidades, é o cenário mais romântico possível. Com a imponente silhueta do Castelo de Praga ao fundo e a galeria de estátuas barrocas nas laterais, não é de se estranhar que ela pertença aos lugares mais bonitos da Europa.

Uma das muitas lendas conta que a construção da Ponte Carlos foi inaugurada pelo rei tcheco e imperador romano Carlos IV exatamente no ano de 1357 no dia 9 do mês 7 às 5h31. O motivo foi a constelação favorável do Sol e Saturno e o fato de esta data corresponder à linha de números ímpar de um a nove e vice-versa.

Foto: Czech Tourism

Talvez a combinação mágica dos números 1-3-5-7-9-7-5-3-1 tenha dado à ponte sua força, beleza e a admiração de milhões de visitantes de todo o mundo.

Outra lenda conta que ovos, vinho e leite foram acrescentados à massa com que se juntaram às pedras para a construção da ponte. Tudo isso deveria fornecer à ponte uma estabilidade perfeita ao longo dos séculos.

Você pode entrar na Ponte Carlos pela Cidade Velha ou por Malá Strana. A entrada da Cidade Velha é guardada pela Torre da Cidade Velha, que com sua decoração de pedra está entre as mais belas torres do mundo. Não se esqueça de subir e apreciar a bela vista da ponte de 516 metros e a visão panorâmica de Praga, a cidade das cem torres.

Fonte: Czech Tourism

Comentários

Leave A Comment