O Paraná está oferecendo mais segurança sanitária para os turistas que visitam o Estado. O Estado recebeu do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTCC), o Selo Safe Travels e o título de embaixador do turismo seguro em relação às medidas sanitárias contra a Covid-19. Com o título de embaixador do turismo seguro, o Paraná pode emitir certificados a municípios e empreendimentos que cumprem as normas de segurança.
E, nesta semana, 222 entidades que fazem parte da cadeia do Turismo no Paraná receberam o Selo Safe Travels. Os pré-requisitos para a obtenção do Selo Safe Travels, que tem o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de cerca de duzentos grandes empresas do setor em todo o mundo, são atualizados conforme as informações disponíveis sobre a Covid-19. A marca segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. É uma garantia para o turista que ao ver o Selo em um restaurante, por exemplo, sabe que que este local segue protocolos que garantem a sua segurança e dos funcionários.
Uma cerimônia em Curitiba fez a entrega de três selos para cidades e empreendimentos, iniciando o processo de entrega da certificação no Paraná. Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, hotel San Juan Royal (Curitiba), Muro Alto Eventos (Quatro Barras) e restaurante Jeito Mineiro (Curitiba) foram os primeiros a receber a certificação em solenidade que contou com a presença do vice-governador Darci Piana, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, e o diretor presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
Segundo o Sebrae-PR, parceiro no processo de certificação do Selo no Estado, já foram 594 participantes de 469 empresas, sendo que 447 estão no processo e 222 já passaram por todas as etapas e exibirão o Safe Travels. Destas 469, 157 são meios de hospedagem; 154 bares e restaurantes; 105 de eventos; 43 são atrativos turísticos e vinte de agenciamento.
Brasil
Hoje, 27 de outubro, o Ministério do Turismo ultrapassou a marca de trinta mil “Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro” emitidos em todo o país. Ao todo, já são 30.108 selos. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19. E, desta forma, possibilitar que a retomada das atividades turísticas ocorra de forma mais segura no Brasil.
O selo está disponível para quinze segmentos turísticos. Cada um possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (8.839), meios de hospedagem (6.390), guias de turismo (4.295), transportadoras turísticas (3.658) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.583). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.801), Rio de Janeiro (3.943), Rio Grande do Sul (2.406), Minas Gerais (2.401) e Alagoas (1.854). Para ver a lista completa acesse aqui.
Jean Luiz Féder, jornalista associado à Abrajet-PR com Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo