As vacinas são eficazes contra “todas as variantes” do novo coronavírus. A afirmação foi feita hoje (20 de maio) pelo diretor para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge. Ele comentou que as vacinas anti-Covid autorizadas possuem eficiência para combater todas as variantes do vírus, incluindo a cepa indiana, que vem devastando o país asiático. “Todas as variantes do vírus que surgiram até agora respondem às vacinas disponíveis e aprovadas”, declarou Kluge.

O diretor da entidade também acrescentou que as variantes da Covid-19 podem ser controladas com o mesmo sistema de saúde e medidas de prevenção adotadas até o momento.

Viagens internacionais

Já sobre a realização de viagens internacionais, Kluge alertou em sua entrevista coletiva que “ainda não é seguro”. Na opinião do diretor da OMS, elas devem ser evitadas enquanto o progresso contra a pandemia permanecer “frágil”.

“Neste momento, diante de ameaças contínuas e novas incertezas, devemos continuar a ter cautela e repensar ou evitar viagens internacionais”, destacou.

Terceira dose

Já o presidente do Instituto Superior de Saúde, órgão ligado ao governo da Itália, Silvio Brusaferro, afirmou também hoje (20) que é possível que uma terceira dose das vacinas anti-Covid seja aplicada em breve.

Em entrevista ao site “Il Messaggero”, Brusaferro falou sobre o monitoramento das variantes do coronavírus Sars-CoV-2 no país agora que grande parte das regras sanitárias foram aliviadas. Ao ser questionado se seria necessário que os cidadãos já vacinados recebessem uma nova imunização até o início de 2022, o líder do órgão italiano afirmou que há estudos.

“A hipótese de que seja necessária uma terceira dose, um ‘booster’, é muito séria e há estudos em andamento. No momento, ainda não podemos dizer quando será necessário receber essa terceira administração”, ressaltou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Itália já aplicou pouco mais de 28,8 milhões de doses das quatro vacinas usadas no país – Pfizer/BioNTech, Moderna e Oxford/AstraZeneca (que precisam de duas doses) e Janssen (aplicada de maneira única). Já as pessoas que completaram a imunização somam 9,2 milhões, o que representa 15,59% da população total.

Fonte: Ansa

Foto: EPA/Rolex Dela Pena

Comentários

Leave A Comment