A pequenina Tropea, conhecida como “Pérola do Tirreno”, foi eleita como o vilarejo mais belo da Itália no concurso “Il Borgo dei Borghi”, realizado anualmente pela emissora de tv Rai.
O prêmio é dado à vila histórica mais bonita do país, em uma competição que atrai os holofotes nacionais para cidades muitas vezes esquecidas pelo turismo.
Tropea tem pouco mais de 6 mil habitantes e fica no litoral da região da Calábria, o “bico da bota” representada pelo mapa italiano. Com sua costa escarpada nas margens das águas cristalinas do Mar Tirreno, a cidade derrotou outras treze candidatas na final do concurso.
“Esse troféu não certifica simplesmente a beleza sem tempo de um lugar mágico no qual cultura e natureza se cruzam em harmonia, mas também a coesão de uma comunidade saudável que supera as fronteiras da aldeia para envolver toda a Calábria”, comemorou o prefeito Nino Macrì.
Segundo o chefe municipal, os tempos difíceis provocados pela pandemia do novo coronavírus, que atingiu duramente o setor do turismo, não prejudicaram a “vontade de viver” dos cidadãos de Tropea.
O vilarejo surgiu na época do Império Romano, mas cultiva a lenda de ter sido fundado por Hércules, herói da mitologia grega, como um “troféu” pela conclusão de seus doze trabalhos.
O centro histórico de Tropea fica sobre um penhasco voltado para o mar e abriga construções de quase mil anos, como a Catedral de Maria Santíssima de Romania (em referência às terras romanas na parte oriental do império), edificada no século 12 pelos normandos.
Outro símbolo da cidade é o Santuário de Santa Maria da Ilha, que fica sobre um promontório rochoso às margens do Tirreno.
Fonte e fotos: Ansa