Mais um parque nacional torna-se inclusivo para pessoas de necessidades especiais para poderem fazer ecoturismo. Agora é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, que já tem à disposição duas cadeiras de rodas especiais para a realização de trilhas de ecoturismo. As chamadas “Juliettis” foram entregues pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) durante o mês de março e são destinadas ao transporte de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
A unidade de conservação se soma a outras vinte espalhadas por diversos Estados que contam com equipamentos do tipo, como na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As áreas integram um amplo programa que busca potencializar o turismo ecológico, além de promover o desenvolvimento econômico do entorno dos locais e fomentar a geração de emprego e renda no setor turístico.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos dezoito parques que atualmente integram a agenda de concessões de parques nacionais do MMA. O local contempla diferentes espécies da flora e da fauna do Cerrado, além de contribuir para a proteção de córregos e rios da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Entre os atrativos mais famosos da Chapada dos Guimarães, agora acessível com cadeiras de rodas, está a Cachoeira do Véu de Noiva, muito procurada pelos turistas que visitam a região.
Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. A Pasta desenvolve, por exemplo, o Programa Turismo Acessível, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: MMA