A pesca no Mato Grosso do Sul foi liberada após o término do período da piracema que começou em 2 de novembro. O Estado é um dos principais destinos de pesca do Brasil e tem se destacado pela preocupação em relação a preservação ambiental, trabalhando na divulgação do pesca e solte, atraindo a cada ano um número maior de praticantes da pesca esportiva.
No Pantanal, o Rio Paraguai e seus principais afluentes (Taquari, Aquidauana e Miranda) propiciam temporadas que ficam marcadas na memória. Já, o Rio Paraná, além do tucunaré, espécie exótica em abundância, é também paraíso de grandes exemplares de piapara, dourado, barbado, corimba, pirarara, tambaqui, corvina, tilápia e o jau. E a região Leste do Estado, principalmente Três Lagoas e Paranaíba, concentra um dos maiores centros de pesca esportiva, com boas estruturas de pousadas e pesqueiros.
O governo alerta que o pescador precisa estar atento a cota fixada pelo Estado em 2019: um exemplar de qualquer tamanho (com exceção do Dourado que não pode ser abatido) dentro das especificações mínimas e máximas e mais cinco piranhas nos rios pantaneiros. O governo também lançou a Cartilha do Pescador que pode ser baixada clicando aqui. Nela o pescador tem todas as orientações para sua experiência de pesca.
Bonito e outras localidades menores que cruzam o Pantanal estão fora da permissão de pesca.
Com a retomada da pesca no Mato Grosso do Sul, hotéis reabrem para esse nicho de mercado. Um deles é o Lontra Pantanal Hotel, localizado à beira do Rio Miranda, que recebe pescadores brasileiros e de países da América Latina e Europa.
Durante a época do “defeso” o Lontra Pantanal Hotel aproveitou para fazer uma série de reformas e adaptações, como a transformação de alguns apartamentos que eram destinados para grupos de pescadores em acomodações para casais. Lincon, gerente comercial do hotel, relata que “percebemos que com a pandemia da Covid-19 os grupos diminuíram e a tendência passa a ser casais buscando a pesca como lazer”.
O Lontra Pantanal Hotel oferece toda a infraestrutura tanto para o pescador amador como para o esportivo, com barcos, piloteiros, motores, câmara fria, além de áreas de lazer com piscina e playground para famílias com crianças. O Lontra trabalha com diárias de pensão completa.
Fonte: Assessoria de Imprensa