117 destinos turísticos estratégicos do Brasil foram avaliados pelo Ministério do Turismo para verificar se eles oferecem internet pública gratuita. O resultado foi muito ruim: apenas trinta das rotas turísticas têm essa disponibilidade, ou seja, 74% dos destinos pesquisados não oferecem wi-fi a seus visitantes. A falta de planejamento e de estrutura local são os motivos determinantes apontados no levantamento.
A coleta dos dados foi realizada junto aos gestores dos municípios entre os dias 6 de outubro e 11 de novembro de 2020 e evidenciou que a situação das cidades e dos atrativos turísticos ainda engatinha no desenvolvimento tecnológico, apesar de 45% deles ter informado a existência de projeto, ainda não implementado, para disponibilizar internet pública gratuita.
Para mudar esta realidade, os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) assinaram, em outubro do ano passado, um acordo de cooperação que vai apoiar políticas públicas de digitalização e inovação para promover o Turismo 4.0 e, assim, possibilitar a transformação de rotas estratégicas em destinos turísticos inteligentes. De forma a impulsionar as atividades, o MTur também prevê outras ações com o Ministério das Comunicações.
A ideia é que a partir deste diagnóstico, o governo federal inicie, ainda neste ano, o suporte à digitalização dos destinos turísticos estratégicos ampliando o potencial de desenvolvimento do turismo nestas localidades. Assim, com apoio do governo federal, caberá aos gestores municipais de turismo a elaboração de planos e projetos para o desenvolvimento de seus destinos e atrativos, melhorando o seu posicionamento e aumentando a competitividade e rentabilidade da atividade turística.
“Em um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial que os destinos brasileiros consigam acompanhar essa evolução para melhorarem seu posicionamento frente a outros concorrentes. Primeiro, mapeamos as necessidades e entendemos a realidade do país. Agora, vamos identificar as melhores soluções para cada localidade. O governo federal está empenhado em apoiar estados e municípios a transformarem destinos analógicos em digitais”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, enumera benefícios resultantes da conectividade. “Oferecer wi-fi de graça em atrativos turísticos é uma ótima ferramenta para alavancar o turismo regional, possibilitando que o turista possa compartilhar imediatamente o momento em suas redes sociais, promovendo o destino de lá mesmo e identificar outro atrativo nas proximidades para seguir seu percurso. Com isso, conseguimos integrar os destinos e contribuir para a melhoria da experiência turística como um todo”, destacou.
Diagnóstico
O levantamento da disponibilidade de internet pública considerou as trinta rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do programa Investe Turismo que prevê um conjunto de ações para estruturar roteiros estratégicos por parte do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. E, ainda, as dez Cidades Criativas do Brasil, título concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Deste universo de municípios, 117 destinos turísticos de 25 Estados responderam aos questionamentos, sendo 116 municípios do Investe Turismo e um Cidade Criativa (Santos-SP) – que não integra o Investe Turismo. Apenas dois Estados (Piauí e Rondônia) não enviaram nenhuma resposta de seus municípios à pesquisa.
Segundo o diagnóstico da oferta de internet gratuita, a maior parte dos trinta destinos digitalizados, que constituem 26% do total pesquisado, está localizada na região Sul (33%), seguida da Sudeste (23%) e Centro-Oeste (17%). Já Nordeste e Norte representam, cada uma, 4% do total.
Entre os municípios que contam com o serviço gratuito de wi-fi, 53% contemplam os principais atrativos locais. Os municípios de Pomerode (SC) e Bento Gonçalves (RS) foram os dois destinos que mais priorizaram a disponibilização de pontos de internet pública em áreas turísticas. Em relação à área total da cidade, em geral, a cobertura do sinal de internet pública gratuita abrange até 5%, sendo que em três municípios (Fortaleza-CE, Itajaí-SC e Blumenau-SC) a cobertura ultrapassa o percentual de 25% da área das cidades.
Além da instalação efetiva da internet, o Ministério do Turismo também buscou verificar a qualidade da prestação do serviço. Assim, em relação à conexão e velocidade da Internet, apenas 36% dos destinos afirmaram atender plenamente a esse quesito, sendo que 40% atendem parcialmente e 17% possuem menor qualidade no serviço – metade dos destinos (quinze) oferece velocidades de, no máximo, 20Mbps. Outros 7% não souberam informar se o serviço atende às expectativas do público-alvo.
Iniciativas
A busca por inovação no setor de turismo, incluindo a transformação digital, foi o foco do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido em 2020 pelo MTur, MCTI e o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). Quase oitocentas startups se inscreveram na seleção e as dez finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da competição global de startups da OMT.
Conheça abaixo os 30 destinos turísticos estratégicos que possuem internet pública gratuita no país
UF |
Município |
AC |
Rio Branco |
BA |
Salvador |
CE |
Fortaleza |
DF |
Brasília |
ES |
Domingos Martins |
ES |
Venda Nova do Imigrante |
MA |
São Luis |
MG |
Belo Horizonte |
MG |
Congonhas |
MS |
Bodoquena |
MS |
Bonito |
MS |
Campo Grande |
MT |
Cáceres |
PA |
Salvaterra |
PA |
Santarém |
PE |
Recife |
PR |
Curitiba |
RJ |
Petrópolis |
RS |
Bento Gonçalves |
RS |
Canela |
RS |
Garibaldi |
RS |
Gramado |
SC |
Balneário Camboriú |
SC |
Blumenau |
SC |
Imbituba |
SC |
Itajaí |
SC |
Pomerode |
SP |
Santos |
SP |
Ubatuba |
TO |
Palmas |
Fonte: Assessoria de Comunicação do Mtur
Foto: Roberto Castro/MTur