O chef Lênin Palhano está em nova casa, o Obst, em parceria com o sommelier José Vinícius Chupil e o empresário Marcelo Muggiati Vaz. Na Alameda Prudente de Moraes, 983, em Curitiba, o restaurante tem 55 lugares, e será neste espaço, diz o chef que “agora vou poder trabalhar com mais criatividade e tempo para desenvolver as minhas pesquisas”. Mas ele não fugirá dos elementos que caracterizam a identidade de seu trabalho, como a valorização e a busca pelo preparo ideal de cada ingrediente, além da utilização de produtos frescos e de pequenos produtores. Nesta nova fase, porém, dará ênfase mais sutil ao viés regional e de forma ainda mais autoral e criativa.
O Obst. tem portas e janelas que dão diretamente para a calçada arborizada, onde também há mesas. Uma novidade na casa é um balcão dentro da cozinha, semelhante aos de restaurantes orientais, com lugar para quatro pessoas, onde o serviço, com valor fechado, será feito “às cegas”, sem escolha de cardápio. “O cliente pode nos ver trabalhando, enquanto servimos um menu surpresa, com o que tivermos de melhor naquele dia”, explica Lênin.
Entre os ingredientes de mais destaque no cardápio do Obst., segundo Lênin, está “o mar”, referindo-se ao contato próximo que mantém com produtores especializados em pesca e cultivo de ostras, mariscos e vieiras, em Santa Catarina. Os produtos e técnicas paranaenses, objetos de uma vasta pesquisa do chef, continuam presentes na nova casa, que expandiu os limites até São Paulo, Minas Gerais ou até onde for preciso na busca pelo ingrediente ideal.
Mas o chef faz questão de frisar que continua a praticar uma gastronomia sem rótulos ou especialidades. “É uma culinária sem fronteiras, que busca servir os melhores e mais diversos produtos, com foco na técnica”, define.
Antes do Obst. Lênin trabalhava no Nomade, restaurante do Nomaa Hotel, e ele garante que um dos pratos mais solicitados, o Porquinho na Couve, está no cardápio da casa, e adiante que os clientes devem se preparar para uma experiência menos convencional que de costume. “O cliente precisa botar na cabeça que não vai comer nhoque ou bacalhau. Precisa só saber que vai comer bem, em um bom ambiente, com bons vinhos e bons drinks”, diz o chef.
Mixologia
Lênin Palhano conta com o apoio da chef Julia Schwabe, que comanda todo o serviço no dia a dia e, no bar, volta a Curitiba o mixologista Zé Augusto Swaiger, um dos grandes nomes da coquetelaria nacional. Zé Augusto foi o Zé, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018.
As criações inéditas do mixologista são os grandes destaques da carta de drinks do Obst., que já tem um best seller, o refrescante e delicado Pomar: uvas verdes maceradas com fatias de pepino, um toque de vodka de pera Grey Goose La Poire e licor de flor de sabugueiro St. Germain.
O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 14h às 22h.
Fonte: Assessoria de Imprensa