A Vinícola Aurora é pioneira no enoturismo organizado na Serra Gaúcha. Nos anos 70 a Vinícola implementou um serviço especializado que oferece visitação orientada por todas as áreas de elaboração do vinho, desde o recebimento das uvas (que pode ser visto na época da safra, de janeiro a março).

A visita começa com a apresentação de um vídeo que mostra um pouco da cultura das famílias, descendentes dos italianos do Vêneto, que trabalham em suas terras cultivando as uvas que geram os vinhos da Aurora.

Após, os visitantes fazem uma imersão no universo do vinho.

Todos são guiados pelas instalações da Vinícola, que ocupa quatro quarteirões interligados por túneis subterrâneos.

Há áreas mais antigas, tombadas pelo Patrimônio Histórico, onde ficam os gigantes tonéis de madeira rústica, que permanecem ali como memória e ajudam a contar a história da evolução do vinho no Brasil.

Maquinário moderno, de última geração, pode ser visto em todas as áreas de elaboração de vinhos, espumantes e sucos, o que inclui os tanques de aço inoxidável de várias proporções, engarrafadoras e os barris de carvalho francês e americano, usados para o amadurecimento dos vinhos. 

Um corredor emoldurado pelas bandeiras dos países com os quais a Vinícola Aurora manteve ou mantém relações comerciais leva os visitantes à Cave di Baco, para a degustação de seus produtos.

Na saída da Cave, no andar inferior, os visitantes terminam o passeio na loja da Aurora com todos os produtos da Vinícola.

As compras são opcionais. Todas as áreas são acessíveis a pessoas com necessidades especiais. Visita: de segunda a sábado, das 8h15 às 17h15 e domingos, das 8h30 às 11h30.

Mais sabores em https://nowboarding.com.br/category/gastronomia/

Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2015

Comentários

Leave A Comment