Uma empresa precisa ter a capacidade de entender as oportunidades e ameaças que estão constantemente surgindo no seu ambiente de negócio e saber responder de maneira adequada a elas.
O significado de “ter uma estratégia” basicamente consiste em desenvolver quatro tipos de capacidades: pensar estrategicamente, planejar o uso dos recursos, executar as estratégias definidas e controlar os resultados obtidos.
O autor escreve com clareza, e exemplos, as ferramentas necessárias ao empreendedor e gestor alavancar sua administração estratégica.
Abordando conceitos como análise ambiental, diagnóstico empresarial, desempenho e controle do planejamento estratégico, de forma que o leitor não precisa ter formação em administração para entender como aplicá-los.
Inclui também sugestões de como envolver as pessoas na definição das estratégias e de como introduzir as mudanças necessárias.
Com conhecimento e competência, Belmiro Valverde Jobim Castor (1941-2014) expõe suas ideias, mantendo o bom humor.
O autor, nacionalmente conhecido, foi professor universitário em Instituições como UFPR, FAE e PUC-PR, consultor empresarial, além de ex-secretário do Planejamento e da Educação do Paraná.
Em nova edição, o livro é indicado não apenas para empreendedores, proprietários e gestores de pequenas e microempresas, como para estudantes de administração, engenharia e tecnologia, e interessados em estratégia.
Editora do Chain. R$ 72,00.
Amanda Chain
vendas@livrariasdochain.com.br
Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2015