O C4 Lounge é o sedan da Citroën. Testamos para esta edição a versão Shine de R$ 105 mil que ganhou um face-fitt e novos equipamentos para encarar a dura concorrência nesta faixa de preço.

Por fora tem uma frente arrojada e uma carroceria com desenho atual. Seu sistema de iluminação com luzes diurnas DRL e faróis full led é intercalado pela grade com o “Deux Chevron” de canto a canto, proporcionando um visual insinuante. Suas novas rodas diamantadas aro 17 chamam atenção pelo design e estão calçadas em pneus Pirelli aro 17, na medida 225/45 R17, o que garante desempenho, economia e excelentes frenagens. Todas as portas têm um ótimo ângulo de abertura facilitando o entra e sai.

Internamente tem visual sóbrio, o quadro de instrumentos é digital, o mesmo do Cactus, mas no Lounge traz reflexos inconvenientes durante o dia. O painel é emborrachado e sua textura segue somente até as portas dianteiras. Nas traseiras permanece o plástico rígido. O botão de partida é do lado esquerdo. A excelente central multimídia com tela de 7 polegadas controla som, climatização, telefonia, personalização e navegação. Tanto ela quanto o painel informam a temperatura externa. Os bancos são ergonômicos e confortáveis com estofamento revestido em couro. Motorista e passageiro contam com seis air-bags e um teto solar elétrico. Os carpetes apresentam boa qualidade e espessura, mas o isolamento acústico como um todo deveria ser aprimorado. Nota-se facilmente o ronco do motor e, em baixas velocidades, até o som das pastilhas de freio acionando os discos. O volante tem comando do piloto automático, limitador de velocidade, controles de som e telefonia, mas poderia ter um diâmetro menor e acumular ainda mais recursos.

Faltam ajustes elétricos para o banco do motorista, detector de ponto cego nos retrovisores, sistema de frenagem automática, sensores de estacionamento e freio de estacionamento elétrico. São tecnologias presentes em modelos de outros fabricantes e a própria Citroën já os dispõe.  É claro que deveriam constar no Lounge, se a intenção é conquistar novos clientes e alavancar as vendas.

Como os demais modelos top da linha Citroën, o Lounge é equipado com o conhecido e aclamado motor 1.6 turbo THP Flex de 173 cv, suficiente para tracionar seus 1.369 kg, e com a caixa automática Aisin de seis velocidades. É o principal diferencial deste veículo.

Seu porta malas tem bons 450 litros, é bem forrado e, inclusive, têm caixas para as alças da tampa não amassarem as bagagens. Poderia ser pantográfica, mas assim mesmo já é uma evolução. O estepe mais fino e em roda de aço permite rodagem até 120km/h, assim não vai atrasar sua viagem.

Com um tanque de 60 litros possui ótima autonomia em estrada. Desta vez rodamos 59 km com etanol obtendo as seguintes médias:

  • Cidade: 5,5 km/l; Estrada: 10,3 km/l; Misto: 7,13 km/l

O veículo foi cedido pela concessionária Citroën Barigüi Alto da XV.

Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos

Publicado na Now Boarding – fevereiro/2019

 

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