O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) é o melhor aeroporto do país. E com nota próxima da máxima. Os dados são da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada hoje (14 de maio) pelo Ministério da Infraestrutura. Para ler a íntegra da pesquisa, http://transportes.gov.br/ultimas-noticias/9789-minfra-divulga-pesquisa-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o-do-passageiro-referente-ao-1%C2%BA-trimestre-de-2020.html
O terminal curitibano conquistou nota de 4,68 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia trimestralmente os vinte aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no País.
O Afonso Pena foi avaliado em 18 indicadores, sendo 17 de processos e serviços de infraestrutura aeroportuária e um de satisfação geral. Todos os indicadores estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal.
“Mesmo em meio à pandemia do Covid-19, temos aprimorado e implementado diariamente ações no aeroporto voltadas ao passageiro. Utilizamos os indicadores da pesquisa como uma ferramenta de gestão para melhorias no terminal, o que torna o Afonso Pena referência nacional, após ter ocupado por 17 vezes a primeira posição desde o início da pesquisa, em 2013”, afirma o superintendente do aeroporto, Antonio Pallu.
A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda entre os meses de janeiro e março e contou com 23.828 entrevistas com viajantes de voos domésticos e internacionais.
Movimentação
O Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. O levantamento da Infraero referente ao mês de março, mês em que o aeroporto se adequou à nova malha aérea divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil no dia 28, mostra que o aeroporto contabilizou 318.373 passageiros – uma redução de 41,97% em relação ao mesmo período de 2019, quando registrou 548.653. Já a movimentação de aeronaves teve queda de 27,86% na comparação com o mesmo mês do ano passado: foram 3.941 pousos e decolagens ante 5.463. Mais detalhes estão disponíveis no http://transparencia.infraero.gov.br/estatisticas/
Quanto aos voos, em março passado o terminal paranaense chegou a ter programados 195 pousos e decolagens por dia. Entretanto, neste mês de maio, com a nova malha aérea anunciada pela Anac, o Afonso Pena tem registrado uma média de aproximadamente sete voos diários. Hoje foram registradas 12 operações de voos comerciais regulares, conforme levantamento preliminar da Infraero.
Atualmente, três companhias aéreas operam no terminal paranaense: Azul, Gol e Latam, que ligam Curitiba a Campinas e Guarulhos (SP), além das conexões.
Fonte: Infraero