Se você conhece o bairro italiano de Santa Felicidade, em Curitiba, então está a 20 minutos de uma atração que une o que há de melhor do turismo ecológico. Campo Magro (Região Metropolitana), cidade de mais de 30 mil habitantes, está a 990 metros de altitude e é um dos melhores locais do Brasil para praticar esportes que precisam de vento.
O principal ponto turístico é o Morro da Palha (foto que abre a matéria), um mirante natural onde a vista de 360º possibilita ver todos os municípios limítrofes (Almirante Tamandaré, Campo Largo, Curitiba e Itaperuçú). Fica 1.090 metros acima do nível do mar e é ponto estratégico para os praticantes do parapente.
O Morro tem acesso moderado para veículos 4×4, mas para os visitantes não preparados, aos pés do Morro da Palha encontra-se o Palha Clube de Voo Livre, nos Gramados do Palha, onde é possível contratar um voo duplo no parapente ou pegar uma carona no veículo do Clube até o topo do Morro pagando uma pequena taxa.
O Casarão Wolf guarda histórias que remontam a época dos pioneiros e a exploração do ouro, quando o rio foi desviado com paredões de pedras feitos pelos escravos e cobertos de pele de carneiro onde ficava incrustado o ouro.
O nome Campo Magro, aliás, vem dos tempos dos tropeiros que na região faziam parada e, no inverno, tinha pouco pastos para os animais, daí por ser um campo raso, veio a ser Campo Magro.
Lagoa Azul
Próximo ao Casarão Wolf fica a Cascata da Professorinha, de fácil acesso e o seu pequeno e raso lago permite o banho em suas águas geladas.
A malha viária rural conta com quase 700 km de estradas de chão além das trilhas para passeios de veículos “fora-de-estrada”, motos de trilha e bicicletas. Estes passeios têm lindas paisagens e várias surpresas no caminho, como o Forno Velho (um velho forno que era utilizado para a produção de cal) e algumas cavernas. Assim, vá devagar e aproveite o caminho.
O rapel é uma alternativa para os mais radicais, tanto em paredões de até 100 metros de altura, quanto em cachoeiras. Mas, lembre-se, a aventura e a segurança devem estar de mãos dadas e por isso procure empresas capacitadas para só trazer de volta lembranças positivas. Muitos empreendimentos proporcionam tirolesas para os aventureiros com 200, 300 até 500 metros de adrenalina.
“Orelha de elefante”
No turismo de contemplação, conheça a Pedreira/Lagoa Azul, ótimo local para fotos de diversos ângulos. Ali há trilhas de tirar o fôlego. Esta antiga pedreira foi desativada e nela formou-se um espelho d’água de quase 7 mil m² ladeado de paredões de basalto e calcário formando um cenário inesquecível. A profundidade é grande e não é indicado para banho.
E, para mais aventura, entre na Gruta Terra da Boa, descoberta há somente 33 anos. Para explorá-la passa-se por galerias de tetos baixos, mas sempre horizontal. É a sexta maior do Paraná em extensão.
Campo Magro oferece restaurantes rurais e típicos com boa gastronomia e grandes áreas de lazer, alguns proporcionando diversas atividades como arvorismo, passeio de bicicletas, canchas esportivas, chalana, espaço kids, espaço pet, estância aquática, mini zoológicos, museus regionais, passeios à cavalo, passeios com carroça, pedalinhos, pescaria, redário e trilhas. Você vai provar costela “fogo de chão”, quirera, torresmo, carneiro, risoto e comida típica polonesa: pierogi, kluski (nhoque frito), sopa de beterraba. No bairro Conceição dos Correias a opção é o churrasco “orelha de elefante”. A cidade tem um Circuito de Turístico, Gastronômico e Cultural.
Hospedagem
A Pousada Morro da Palha tem piscina coberta e aquecida e três opções de quartos: apartamentos, suítes e casa que acomoda até seis pessoas. A Aldeia Novos Horizontes Pousada Boutique oferece acomodações temáticas. Há uma casa – Espaço Vivern Bem – em locação no Airbnb que é uma casa de campo com seis quartos e pode acomodar quinze hóspedes. Ela tem piscina, jacuzzi e lareira interna. Para quem quer sentir a natureza mais próxima, o Camping dos Brods fica na Estrada do Canavial, 42 (41-99890-0433) e Camping Gramados do Palha na R. João Jacob Manfron Neto, s/n (41- 99962-0234)
Fonte: Secretaria de Turismo