Países da Europa e América do Sul têm destinos de enoturismo. Felipe Cesca, enólogo da Cantu Importadora, indica oito vinícolas localizadas na Itália, Portugal, Uruguai e Argentina onde apaixonados por vinhos podem unir turismo e degustação.
Itália
Na Itália, a vinícola Rivetto é um ótimo destino por ser uma pequena propriedade familiar, além de ter uma vista privilegiada de Barolo. É uma oportunidade para conhecer a história de um dos melhores produtores da região e sua filosofia de cultivo biodinâmico. Eles oferecem diferentes experiências para os visitantes. As reservas podem ser feitas nesse link.
Ainda na Itália, a região da Toscana abriga a vinícola Leonardo da Vinci, que é procurada pelos apaixonados por história, cultura e vinhos. “É certamente uma parada obrigatória. Além de conhecer a vinícola e provar excelentes vinhos, quem for até lá poderá fazer uma imersão no museu dedicado a Leonardo da Vinci (foto que abre a matéria), um dos maiores gênios da história, e conhecer sua ligação e paixão também pelo vinho”, destaca Cesca. Reservas aqui.
Argentina
Já se o ponto de chegada na viagem for a Argentina, não pode deixar de visitar a Susana Balbo Wines, um dos nomes mais importantes do mundo do vinho. Um local de encontro com a arte de elaborar grandes vinhos com perfeição. “Susana é dedicada a elaborar vinhos de qualidade ímpar, com toques artísticos.
Na propriedade, atualmente, os clientes também encontram um restaurante e um hotel que seguem a filosofia dos vinhos de Susana, de entregar uma experiência única e incrível. Só confirma porque estão entre os melhores do país”, afirma o enólogo da Cantu.
TURISMO: Susana Balbo oferece safári aéreo
Uruguai
Outro destino imperdível para quem ama vinho é o Uruguai. A Bracco Bosca é uma vinícola familiar conduzida por Fabiana Bracco Bosca, que tem vinhos de personalidade e modernos, além do cultivo de diferentes uvas. “Eles têm muita história para contar e ilustram seu espírito fora da caixa. Uma ótima dica para quem curte enoturismo com uma cara mais jovem”, conta Cesca. Há opção de hospedagem.
Portugal
As dicas de vinícolas de Portugal não podem ficar de fora, país muito visitado pelos brasileiros e por isso o especialista separou quatro indicações de vinícolas – com estilos diferentes para visitar.
Na região do Dão tem a vinícola Opta, uma das áreas mais belas e interessantes entre as regiões de vinho da região. Por lá é possível conhecer a terra natal da variedade Touriga Nacional, uma das uvas mais simbólicas de Portugal. Os programas de visitas e provas da Boas Quintas acontecem nos 12 hectares de vinhos da região vinhateira do Dão e na moderna adega situada na Quinta da Giesta, em Mortágua. Reservas clicando aqui.
Na região do Alentejo, a Casa Relvas – Herdade São Miguel chama a atenção com seus sobreiros, floresta nativa, vinhedos, ovelhas merino e uma vinícola revestida de cortiça. “É uma vinícola familiar dedicada a fazer vinhos que surpreendem no paladar. Dentro da moderna instalação também é possível encontrar ânforas centenárias e muita história”, explica Cesca. Nesse link pode ser feita reserva.
No Porto, o enólogo recomenda a vinícola Poças, localizada no centro histórico de Vila Nova de Gaia, muito próxima da estação de comboios das Devesas. A vinícola está sob o comando da família Poças desde sua fundação, há mais de 100 anos, que fazem dela uma das mais antigas da região do Porto. São reconhecidos pela qualidade de seus portos, e se destacam por serem pioneiras na elaboração de vinhos da denominação Douro.
E para fechar as dicas em Portugal, Felipe Cesca destaca uma das maiores vinícolas da região que é a Casa Santos Lima. O passeio pode ser feito a pé, de buggy ou de charrete. A Casa Santos Lima é uma empresa familiar, dedicada à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos portugueses, fundada por Joaquim Santos Lima, que já no século XIX era um grande produtor e exportador de vinhos portugueses. A empresa trabalha com sete regiões diferentes, como Região de Lisboa, Algarve, Dão, Douro, Vinhos Verdes e Açores.
Com mais de 600 hectares de vinha, produz vinhos conhecidos pela excelente relação qualidade/preço e exporta cerca de 90% da sua produção total para cerca de 55 países nos cinco continentes. Atualmente, a Casa Santos Lima é o maior produtor de “Vinho Regional Lisboa”, “DOC Alenquer” e “Vinho Regional do Algarve”. “Com uma vinícola moderna e sofisticada, encontramos a união da qualidade vinda das vinhas, com o emprego de tecnologia de ponta, para elaborar vinhos reconhecidos pela qualidade, como o Bons Ventos Tinto, o tinto português mais consumido no Brasil”, completa Felipe.
Com apoio Hercog Comunicação e Estratégia